Relações étnico-raciais e uma educação antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i3.11498

Resumo

O presente artigo tem por objetivo levantar questões relacionadas ao racismo e contribuir com estudos da produção de uma educação antirracista, discutindo o conceito de racismo de forma didática e suas concepções, ou seja, individualista, estrutural e institucional. Percorreu-se uma breve contextualização da estrutura brasileira, evidenciando desde o regime escravocrata brasileiro e seus desdobramentos até a atualidade para a população afro-brasileira. Trata-se do conceito do quilombismo, que traz fundamentos para pensar em uma sociedade multirracial e pluricultural, buscando minimizar as lacunas que uma sociedade colonial deixou para esse povo. Propõe-se uma reflexão sobre o racismo institucional nas escolas, indicando os pequenos avanços quanto à legislação referente a essa pauta, consequentemente, poucas mudanças na instituição escola.

Biografia do Autor

Silveira-Anacleto, Josiane Martins , Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina, linha de pesquisa Relações Culturais e Históricas na Educação. Atualmente sou professora de educação infantil da rede municipal de Capivari de Baixo (SC). Integrante do Grupo de pesquisa Educação, Infância e Gênero (GEDIG). 

Pandini- Simiano, Luciane, Universidade do Sul de Santa Catarina

É doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizando parte de seu doutoramento na Università degli Studi di Firenze (2013-2014), mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina e graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Realizou pós-doutorado, com bolsa CNPq, junto à Università degli Studi di Firenze (2022-2023). Por meio do Finanziamento Internazionalizzazione -FORLILPSI, atuou como Visiting Professor, junto ao Dipartimento di Formazione, Lingue, Intercultura, Letterature e Psicologia na UNIFI-ITA (2022-2023). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - na Universidade do Sul de Santa Catarina. Leciona no referido Programa e, também, no Curso de Pedagogia desta universidade. É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Cultura GEDIC/ PPGE/UNISUL e pesquisadora do Gruppo di Ricerca Enzo Catarsi -Famiglia, Adolescenza e Infanzia (FAI/UNIFI-ITA). Atua como Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -PIBID (desde 2018). É Editora Associada da Revista POIÉSIS. É membro do grupo gestor do Fórum de Educação Infantil da região Sul de Santa Catarina. Desenvolve pesquisas e intervenções na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Infância, Narrativa e Experiência, Documentação Pedagógica, Prática Docente e Formação de Professores na Educação Infantil.

De Sousa Lima, André Luís, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Licenciado em Filosofia pela mesma universidade. Professor adjunto da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), atuando no Programa de Pós-graduação em Educação e também na graduação. Foi consultor Técnico em projeto UNESCO/MEC na área de atendimento educacional especializado: deficiência intelectual e professor substituto da Faculdade de Educação da UFRGS no Departamento de Estudos Básicos (DEBAS) de abril de 2023 a setembro de 2023 e de abril 2019 a abril 2021. Defendeu uma tese intitulada "Educação Especial, Conhecimento e Capacitismo: a Persistência da Exclusão no Brasil Contemporâneo", acerca das bases epistemológicas da educação especial e suas relações com os processos de exclusão de pessoas com deficiência no âmbito escolar brasileiro, considerando os efeitos da desconsideração de questões interseccionais. Atuou em formação de professores na área de educação especial no âmbito do atendimento educacional especializado (AEE) e na formação inicial de professores de área. Trabalhou na educação profissionalizante de pessoas identificadas como tendo deficiência intelectual e autismo. Tem experiência na área editorial com obras de ciências humanas, psicologia e psiquiatria. Editou um livro sobre psicanálise e educação especial. Seus principais interesses são: educação inclusiva, educação especial, filosofia da educação, deficiência, formação de professores, psicanálise e processos editoriais. Vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC/UFRGS) e à Rede Internacional de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Políticas (RIPPEP)

Downloads

Publicado

2024-12-04

Edição

Seção

Artigos