Relações étnico-raciais e uma educação antirracista
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i3.11498Resumo
O presente artigo tem por objetivo levantar questões relacionadas ao racismo e contribuir com estudos da produção de uma educação antirracista, discutindo o conceito de racismo de forma didática e suas concepções, ou seja, individualista, estrutural e institucional. Percorreu-se uma breve contextualização da estrutura brasileira, evidenciando desde o regime escravocrata brasileiro e seus desdobramentos até a atualidade para a população afro-brasileira. Trata-se do conceito do quilombismo, que traz fundamentos para pensar em uma sociedade multirracial e pluricultural, buscando minimizar as lacunas que uma sociedade colonial deixou para esse povo. Propõe-se uma reflexão sobre o racismo institucional nas escolas, indicando os pequenos avanços quanto à legislação referente a essa pauta, consequentemente, poucas mudanças na instituição escola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.