Histórias em quadrinhos na cultura digital
construindo um framework didático baseado na pedagogia dos multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i3.11509Resumo
Este trabalho tem o objetivo de investigar as aproximações entre a linguagem das histórias em quadrinhos e a pedagogia dos multiletramentos, no intuito de formular um framework educacional constituído de ações didáticas passíveis de serem replicadas e adaptadas em contextos educativos formais e não formais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa bibliográfica de cunho exploratório, que opera conforme os princípios da Design Science Research (DSR). Entende-se que a construção de um framework educacional pode representar um recurso estratégico aos educadores em busca de uma base didático-pedagógica para desenvolver ações de letramento voltadas à linguagem das HQs. Por fim, como resultado, a pesquisa apresenta um breve quadro descrevendo ações de aprendizagem voltadas aos quadrinhos e alinhadas aos processos de conhecimento da pedagogia dos multiletramentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.