Histórias em quadrinhos na cultura digital

construindo um framework didático baseado na pedagogia dos multiletramentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i3.11509

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de investigar as aproximações entre a linguagem das histórias em quadrinhos e a pedagogia dos multiletramentos, no intuito de formular um framework educacional constituído de ações didáticas passíveis de serem replicadas e adaptadas em contextos educativos formais e não formais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa bibliográfica de cunho exploratório, que opera conforme os princípios da Design Science Research (DSR). Entende-se que a construção de um framework educacional pode representar um recurso estratégico aos educadores em busca de uma base didático-pedagógica para desenvolver ações de letramento voltadas à linguagem das HQs. Por fim, como resultado, a pesquisa apresenta um breve quadro descrevendo ações de aprendizagem voltadas aos quadrinhos e alinhadas aos processos de conhecimento da pedagogia dos multiletramentos.

Biografia do Autor

Gilson Cruz Junior, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA).

Raiane Assunção Rodrigues, Universidade Federal do Oeste do Pará

Licenciada em Informática Educacional pela Universidade Federal do Oeste do Pará.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

Artigos