Educação de Jovens e Adultos

um olhar para componentes curriculares da Licenciatura em Matemática em Universidades do Nordeste

Autores

  • Girlane da Silva dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Bete Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i3.11557

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que visa atender indivíduos que por diversos motivos não concluíram a Educação Básica no tempo regulamentar. Desse modo, esse artigo tem por objetivo analisar a oferta de componentes curriculares que tratam sobre a EJA nos cursos de Licenciatura em Matemática, nas Universidades Estaduais do Nordeste, tendo em vista que a EJA, no âmbito educacional, é vista como a modalidade regular, na qual é importante que as práticas educativas sejam desenvolvidas a partir do contexto que os estudantes estão inseridos. A pesquisa desenvolvida teve cunho qualitativo e bibliográfico, a coleta dos dados foi realizada por meio dos Projeto Pedagógico do Curso - PPC dos cursos de Licenciatura em Matemática em Universidades Estaduais do Nordeste. A análise dos dados deu-se a partir de categorias que emergiram diante das leituras das ementas, sendo elas: a) Práticas Educativas na EJA; b) Desafios e Perspectivas na Formação de Educadores; e, c) Histórico da EJA. Observa-se que disciplinas que tratem especificamente da EJA, em algumas universidades, ainda não são ofertadas. Ademais, quando são oferecidas, têm cunho optativo, propiciando que o licenciando curse ou não. Nesse sentido, cabe a reflexão sobre a importância que a EJA seja visibilizada com intuito de pensamos em práticas educativas que atendam às necessidades dos indivíduos imersos no processo de ensino e aprendizagem, assim como que as políticas públicas sejam impulsionadas em prol da modalidade, garantido os direitos e as funções para o desenvolvimento que vise promover uma aprendizagem eficiente e a permanência dos estudantes no cenário educacional.

Biografia do Autor

Bete Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com período de estágio doutoral realizado na Universidade de Salamanca (USAL), Espanha. Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Especialização em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Especialização em Educação - Ênfase em Gestão de Polos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Licenciatura em Matemática pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP) e Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Foi professora visitante na Universidad de Los Lagos - Osorno, Chile (2016-2017), e na Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus - BA (2017-2019). Possui experiência na Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é professora adjunta e coordenadora do Colegiado de Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - Centro de Formação de Professores, Amargosa, Bahia. Coordenadora do subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) 2022-2024.Também atua como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática na Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGECM_UESC) e do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGECFP - UESB) - campus Jequié. Professora colaboradora no projeto de pós-doutorado estratégico em Educação Matemática na Linha 3: História, Cultura e Inclusão em Educação Matemática do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC.

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Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

Artigos