Educação de Jovens e Adultos
um olhar para componentes curriculares da Licenciatura em Matemática em Universidades do Nordeste
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i3.11557Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que visa atender indivíduos que por diversos motivos não concluíram a Educação Básica no tempo regulamentar. Desse modo, esse artigo tem por objetivo analisar a oferta de componentes curriculares que tratam sobre a EJA nos cursos de Licenciatura em Matemática, nas Universidades Estaduais do Nordeste, tendo em vista que a EJA, no âmbito educacional, é vista como a modalidade regular, na qual é importante que as práticas educativas sejam desenvolvidas a partir do contexto que os estudantes estão inseridos. A pesquisa desenvolvida teve cunho qualitativo e bibliográfico, a coleta dos dados foi realizada por meio dos Projeto Pedagógico do Curso - PPC dos cursos de Licenciatura em Matemática em Universidades Estaduais do Nordeste. A análise dos dados deu-se a partir de categorias que emergiram diante das leituras das ementas, sendo elas: a) Práticas Educativas na EJA; b) Desafios e Perspectivas na Formação de Educadores; e, c) Histórico da EJA. Observa-se que disciplinas que tratem especificamente da EJA, em algumas universidades, ainda não são ofertadas. Ademais, quando são oferecidas, têm cunho optativo, propiciando que o licenciando curse ou não. Nesse sentido, cabe a reflexão sobre a importância que a EJA seja visibilizada com intuito de pensamos em práticas educativas que atendam às necessidades dos indivíduos imersos no processo de ensino e aprendizagem, assim como que as políticas públicas sejam impulsionadas em prol da modalidade, garantido os direitos e as funções para o desenvolvimento que vise promover uma aprendizagem eficiente e a permanência dos estudantes no cenário educacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.