As tradições inventadas
O entrelaçamento entre o currículo escolar e o espaço museal como elementos para formação das identidades
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i3.11615Resumo
O presente artigo visa descrever as problemáticas existentes na construção da identidade dos educandos mediante a uma política educacional e patrimonial eurocêntrica. Visa ainda, discutir como ocorre a abordagem da temática dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), observando os conceitos de identidade, currículo e políticas afirmativas. Neste sentido, este trabalho objetivou evidenciar a importância da educação, no que se refere ao ensino regular e aos espaços não formais, especificamente o espaço museal no fortalecimento das identidades dos educandos. A fim de alcançar os objetivos propostos, este trabalho optou pelo método qualitativo, descritivo em que foi realizada uma análise documental da BNCC, e ainda, em observações de campo no Museu Histórico de Campos dos Goytacazes/RJ, a fim de investigar como tem sido abordada e contemplada a diversidade cultural dentro deste espaço não formal e os possíveis protagonismos afro e indígenas. Este artigo permitiu discussões que ressaltam como o ensino ainda dotado de tradições inventadas atua de modo a corroborar a homogeneidade e/ou à mutilação das identidades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.