As tradições inventadas

O entrelaçamento entre o currículo escolar e o espaço museal como elementos para formação das identidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i3.11615

Resumo

O presente artigo visa descrever as problemáticas existentes na construção da identidade dos educandos mediante a uma política educacional e patrimonial eurocêntrica. Visa ainda, discutir como ocorre a abordagem da temática dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), observando os conceitos de identidade, currículo e políticas afirmativas. Neste sentido, este trabalho objetivou evidenciar a importância da educação, no que se refere ao ensino regular e aos espaços não formais, especificamente o espaço museal no fortalecimento das identidades dos educandos. A fim de alcançar os objetivos propostos, este trabalho optou pelo método qualitativo, descritivo em que foi realizada uma análise documental da BNCC, e ainda, em observações de campo no Museu Histórico de Campos dos Goytacazes/RJ, a fim de investigar como tem sido abordada e contemplada a diversidade cultural dentro deste espaço não formal e os possíveis protagonismos afro e indígenas. Este artigo permitiu discussões que ressaltam como o ensino ainda dotado de tradições inventadas atua de modo a corroborar a homogeneidade e/ou à mutilação das identidades.

Biografia do Autor

Paula Oliveira de Souza, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Possui graduação em História pelas Faculdades Integradas Simonsen - FIS, Especialização Lato Sensu em História do Brasil: Política, Sociedade, Economia e Cultura pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ, Especialização Lato Sensu em Práticas Educacionais na Docência no Século XXI pelo Instituto Federal Fluminense - Campus Centro/Campos dos Goytacazes e Segunda Licenciatura em Pedagogia pela Uninter. Atualmente mestranda no programa de Políticas Sociais pela Universida de Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Possui experiência na área de Patrimônio Cultural, com ênfase em Cultura, Memória e Sociedade e estudos em Gestão do patrimônio arqueológico e Arqueologia Pública.

Renata Maldonado da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Pós-Doutora pela Universidade Nova de Lisboa e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Simonne Teixeira, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Alagoas (1986); doutorado em Filosofía i Lletras (Historia) - Universitat Autònoma de Barcelona (1995); pós-doutorado pela Escuela de Estudios Hispano-Americanos/CSIC (2011/2012). É docente e pesquisadora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, desde 1996. Atua no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais/UENF e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais/UENF, com orientações no mestrado e no doutorado. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Histórica (Hidráulica) e Estudos do Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia, história, patrimônio cultural, educação patrimonial, estudos culturais, historia das ciências e Campos dos Goytacazes. Diretora da Casa de Cultura Villa Maria/UENF [Gestão 2016-2019]. Coordena desde o ano 2004 a Officina de Estudos do Patrimônio Cultural, alocada no Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico, do Centro de Ciências do Homem da UENF. Atuou como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (gestão 2006/2008 e 2008/2010). O Projeto de Extensão: Patrimônio Cultural: aprendendo a conhecer. Proposta para uma ação de Educação Patrimonial, foi classificado como um dos cinco projetos de maior destaque na extensão da UENF, pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão (2005). A Officina de Estudos do Patrimônio Cultural que abriga o projeto mencionado foi pré-classificada em nível regional na categoria Educação Patrimonial para o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2007 e 2009. Foi contemplada com o Prêmio Loureiro Fernandes, pela Sociedade de Arqueologia Brasileira/2009. Em 2015 o projeto recebeu Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, pelos seus 10 anos.  

Downloads

Publicado

2024-12-04

Edição

Seção

Artigos