Associação entre prática pedagógica, dificuldades de aprendizagem e inclusão educacional em professores da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i3.11635

Resumo

Esta investigação com aporte teórico na formação de professores tem como objetivo averiguar as dificuldades de professores dos anos iniciais em três dimensões: ação pedagógica, processo de inclusão educacional e processos de ensino aprendizagem. Foi constituída amostra com 59 professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi utilizada uma escala tipo Likert com 11 itens com abordagem em três dimensões de dificuldade: ação pedagógica, inclusão educacional e processo de ensino aprendizagem. O professor que tem dificuldade com a prática pedagógica em sala de aula também tem dificuldades com a inclusão educacional e com os processos de ensino aprendizagem das crianças, foi verificada uma forte correlação entre essas três dimensões. Variáveis como idade, etnia, etapa em que atua, formação e perfil profissional não apresentaram diferença significativa. Somente a experiencia profissional dos professores foi um bom preditor das dificuldades de inclusão educacional. Dentre as três dimensões averiguadas, a inclusão representa o maior nível de dificuldades dos professores. O instrumento utilizado apresentou bom coeficiente de confiabilidade que permite investigar dimensões de aprendizagem, inclusão e prática pedagógica em diferentes contextos.

Biografia do Autor

Ana Paula Ferreira, Universidade Estadual de Goiás-UEG

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Gestão, Educação e Tecnologia- PPGET, da Universidade Estadual de Goiás- Unidade Luziânia. Coordenadora da Sala Multiprofissional de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Iporá. E-mail: nanapaulaferreira@gmail.com.

Sônia Bessa, Universidade Estadual de Goiiás

Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação (UNICAMP, 2003), Doutorado (UNICAMP, 2008), Pós-Doutorado (UFTM, 2014). Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Goiás (UEG) atuando no curso de Pedagogia de Formosa e no programa de Pós-graudação em Gestão, Educação e Tecnologias PPGGET. Realiza pesquisas em: Educação Matemática, Educação Econômica e Financeira e Formação de Professores. Líder do LIMA/UEG/CNPq - Laboratório Interdisciplinar em Metodologias Ativas.

Flaviany Marques Ferraz Saraiva, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Gestão, Educação e Tecnologia- PPGET, da Universidade Estadual de Goiás- Unidade Luziânia. Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental II, das redes municipal de Goiânia e Aparecida de Goiânia. 

Downloads

Publicado

2024-12-04

Edição

Seção

Artigos