Associação entre prática pedagógica, dificuldades de aprendizagem e inclusão educacional em professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i3.11635Resumo
Esta investigação com aporte teórico na formação de professores tem como objetivo averiguar as dificuldades de professores dos anos iniciais em três dimensões: ação pedagógica, processo de inclusão educacional e processos de ensino aprendizagem. Foi constituída amostra com 59 professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi utilizada uma escala tipo Likert com 11 itens com abordagem em três dimensões de dificuldade: ação pedagógica, inclusão educacional e processo de ensino aprendizagem. O professor que tem dificuldade com a prática pedagógica em sala de aula também tem dificuldades com a inclusão educacional e com os processos de ensino aprendizagem das crianças, foi verificada uma forte correlação entre essas três dimensões. Variáveis como idade, etnia, etapa em que atua, formação e perfil profissional não apresentaram diferença significativa. Somente a experiencia profissional dos professores foi um bom preditor das dificuldades de inclusão educacional. Dentre as três dimensões averiguadas, a inclusão representa o maior nível de dificuldades dos professores. O instrumento utilizado apresentou bom coeficiente de confiabilidade que permite investigar dimensões de aprendizagem, inclusão e prática pedagógica em diferentes contextos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.