Trilhas brincantes acadêmicas: das escolhas e dos deslocamentos
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.espi1.12029Resumo
Neste texto, apresento as trilhas brincantes acadêmicas que percorri no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, que celebra uma década de doutorado em 2024. Trata-se de um gesto comemorativo ao programa através do compartilhamento e problematização de algumas das experiências acadêmicas que vivi no decorrer da Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado em Educação, e atualmente com o estágio pós-doutoral (CNPq). Circunscrevo-me com mais ênfase ao relato da minha pesquisa de mestrado, a transformação da dissertação em um livro, e os deslocamentos que emergiram no decorrer da tese de doutoramento. A partir disso, discutirei os redirecionamentos dados no doutoramento, diante das novas intenções e enfoques, considerando o interesse em explorar outras ferramentas analíticas e opções teóricas e metodológicas para examinar com uma nova perspectiva o meu foco de pesquisa: as crianças e as tecnologias digitais. Por fim, apresento os novos interesses de pesquisa agora enquanto pós-doutorando com bolsa do CNPq junto a este programa e as temáticas em investigação enquanto docente colaborador do PPGEdu da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Para além do gesto comemorativo aos dez anos de comemoração ao doutorado do PPGEdu, trata-se de compreender a experiência da escrita como um processo de autoformação, no qual o sujeito se cultiva ao olhar para sua própria trajetória de vida. Ao narrar suas experiências, o que foi experimentado se transforma em escrita que não apenas registra, mas também ajuda a compreender melhor seu percurso e a se tornar quem é.
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