Trilhas brincantes acadêmicas: das escolhas e dos deslocamentos
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.espi1.12029Abstract
Neste texto, apresento as trilhas brincantes acadêmicas que percorri no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, que celebra uma década de doutorado em 2024. Trata-se de um gesto comemorativo ao programa através do compartilhamento e problematização de algumas das experiências acadêmicas que vivi no decorrer da Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado em Educação, e atualmente com o estágio pós-doutoral (CNPq). Circunscrevo-me com mais ênfase ao relato da minha pesquisa de mestrado, a transformação da dissertação em um livro, e os deslocamentos que emergiram no decorrer da tese de doutoramento. A partir disso, discutirei os redirecionamentos dados no doutoramento, diante das novas intenções e enfoques, considerando o interesse em explorar outras ferramentas analíticas e opções teóricas e metodológicas para examinar com uma nova perspectiva o meu foco de pesquisa: as crianças e as tecnologias digitais. Por fim, apresento os novos interesses de pesquisa agora enquanto pós-doutorando com bolsa do CNPq junto a este programa e as temáticas em investigação enquanto docente colaborador do PPGEdu da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Para além do gesto comemorativo aos dez anos de comemoração ao doutorado do PPGEdu, trata-se de compreender a experiência da escrita como um processo de autoformação, no qual o sujeito se cultiva ao olhar para sua própria trajetória de vida. Ao narrar suas experiências, o que foi experimentado se transforma em escrita que não apenas registra, mas também ajuda a compreender melhor seu percurso e a se tornar quem é.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.