A escola e suas contradições em tempo neoliberal

Reflexões sobre a escola contemporânea e neoliberalismo

Autores

  • Jerônimo Sartori Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Erechim
  • Maria Silvia Cristofoli Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim - RS https://orcid.org/0000-0003-3959-1699

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i3.12030

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre políticas educacionais em tempos neoliberais e desafios postos à escola contemporânea brasileira, que se entrecruzam entre avanços e recuos, tendo como objetivo principal conhecer algumas das contradições da política neoliberal que se enlaçam ao modo de condução do trabalho escolar. Ele está referenciado teoricamente em Laval (2004), Libâneo (2013), Ball (2005). Metodologicamente, trata-se de estudo de abordagem qualitativa, construído pelos procedimentos da pesquisa bibliográfica e elementos básicos do método comparado em educação. Ao contrastar aspectos mais significativos identificados na obra desse autor, indicados como “achados”, procedemos ao comparativo entre a realidade da escola francesa com a realidade da escola brasileira contemporânea. Entre os achados, a questão econômica representa uma contradição que interfere, sobremaneira, no investimento para a manutenção da educação pública. Já o fato de não vincular ao currículo os valores e cultura esvazia a formação político-crítica e prioriza a meritocracia, o individualismo e a competitividade. Transcorridas mais de duas décadas desde a publicação do livro “A escola não é uma empresa”, foram identificadas diversas semelhanças com a realidade educacional brasileira. Também foram identificados avanços quando se consegue potencializar o diálogo e a participação no que concerne à implementação de políticas educacionais mais equânimes, recuos quando se reduzem os espaços de debates e desloca-se a tomada de decisões para instâncias superiores dos sistemas de ensino.

Biografia do Autor

Jerônimo Sartori, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Erechim

Graduação em Biologia - LP pela Fundação Educacional do Alto Uruguai Catarinense (1982), graduação em Ciências - LC pela Universidade de Passo Fundo (1978), Especialização em supervisão Escolar, Faculdade de Educação, UPF (1986), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atuou como professor na Universidade de Passo Fundo de 1991 a abril de 2010. Atuou como professor efetivo na área de Ensino de Ciências e Biologia, Campus São Gabriel, Universidade Federal do Pampa - Unipampa (maio de 2010 a fevereiro de 2012). Atualmente é professor das disciplinas do Dominio Conexo, Coordenador e professor do Programa Mestrado Profissional em Educação - PPGPE. Campus Erechim, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores para a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio), planejamento educacional, metodologia do ensino da Matemática (anos iniciais do Ensino Fundamental), coordenação do processo didático e formação continuada de docentes. Pesquisador colaborador grupo de pesquisa "A relação teoria e prática no cotidiano do professor, Faed/UPF, desde 2004. Coordenador do projeto de pesquisa FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONEXÕES ENTRE SABERES DA UNIVERSIDADE E FAZRES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Campus São Gabriel, Unipampa (2010-2012). Membro do grupo de Pesquisa: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E PROCESSOS EDUCATIVOS, aprovado na UFFS e cadastrado no Cnpq a contar de outubro de 2013.

Maria Silvia Cristofoli, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim - RS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1998), Formação em Planejamento e Gestão de Políticas Educacionais pelo Instituto Internacional de Planejamento Educacional da Unesco (2022). Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. Membro da Diretoria da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Anpae, Biênio 2023-2025 - Sessão Estadual do RS. Membro da Red de Especialistas en Política Educativa de América Latina - IEPE-Unesco. Atuação E Produção Nos Seguintes Temas: Política Educacional, Educação Comparada, Educação Básica, Espaço Físico/Infraestrutura Escolar, América Latina e Caribe. e-mail: mscristofoli@uffs.edu.br

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Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

Artigos