A escola e suas contradições em tempo neoliberal
Reflexões sobre a escola contemporânea e neoliberalismo
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i3.12030Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre políticas educacionais em tempos neoliberais e desafios postos à escola contemporânea brasileira, que se entrecruzam entre avanços e recuos, tendo como objetivo principal conhecer algumas das contradições da política neoliberal que se enlaçam ao modo de condução do trabalho escolar. Ele está referenciado teoricamente em Laval (2004), Libâneo (2013), Ball (2005). Metodologicamente, trata-se de estudo de abordagem qualitativa, construído pelos procedimentos da pesquisa bibliográfica e elementos básicos do método comparado em educação. Ao contrastar aspectos mais significativos identificados na obra desse autor, indicados como “achados”, procedemos ao comparativo entre a realidade da escola francesa com a realidade da escola brasileira contemporânea. Entre os achados, a questão econômica representa uma contradição que interfere, sobremaneira, no investimento para a manutenção da educação pública. Já o fato de não vincular ao currículo os valores e cultura esvazia a formação político-crítica e prioriza a meritocracia, o individualismo e a competitividade. Transcorridas mais de duas décadas desde a publicação do livro “A escola não é uma empresa”, foram identificadas diversas semelhanças com a realidade educacional brasileira. Também foram identificados avanços quando se consegue potencializar o diálogo e a participação no que concerne à implementação de políticas educacionais mais equânimes, recuos quando se reduzem os espaços de debates e desloca-se a tomada de decisões para instâncias superiores dos sistemas de ensino.
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