Os super-heróis como possibilidades de alcance para promoção de competências socioemocionais

Autores

  • Gelson Vanderlei Weschenfelder Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.espi1.12138

Resumo

Os super-heróis das histórias em quadrinhos e suas derivações para o cinema e séries, trazem em seus enredos questões referentes a condição humana, questões como virtudes, discussões morais e éticas são tão comuns, mas também enfocam questões sobre espírito comunitário, confiança mútua, força e coragem, temas inspiradores para o desenvolvimento humano. Porém, estes ícones da cultura pop, são pouco conhecidos e principalmente trabalhados em ambientes escolares. Muito disso se dá pela desvalorizam a este objeto cultural e também de não saber como utilizá-los como instrumentos de aprendizagens. Há hoje, inúmeros estudos que vem mostrar os ganhos no rendimento dos alunos em utilizar esses personagens (WESCHENFELDER, 2017). Usados em diversas áreas, os super-heróis são fortes influências e podem empoderar crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade social, principalmente em ambiente escolar. Assim sendo, esse artigo, tem como objetivo propor analisar e propor novas possibilidades de formação continuada para docentes de escolas de educação básica, demonstrando que os super-heróis possam ser importantes recursos para o desenvolvimento de intervenções para gerar competências socioemocionais e de educação ética em contextos educativos diversos.

Biografia do Autor

Gelson Vanderlei Weschenfelder, Universidade Feevale

Pos doutorando no PPG Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade La Salle e Graduado em Filosofia pela Unisinos.

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Publicado

2024-12-27