A gestão acadêmica em (trans)formação: princípios e oportunidades de inovação na gestão no cenário pós-crise
PRINCIPLES AND OPPORTUNITIES FOR INNOVATION IN MANAGEMENT IN THE POST-CRISIS SCENARIO
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.espi1.12177Resumo
A gestão acadêmica permeia por abordagens que impactam a sociedade, trabalho e educação, na perspectiva de trazer aspectos relacionados aos desafios da gestão no contexto das universidades, permitindo-as refletir em relação à complexidade de suas atividades, tradicionalmente orientadas para as áreas do ensino, pesquisa, extensão e da gestão acadêmica e administrativa. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo discorrer sobre a história e contexto universitário brasileiro, especialmente sobre a gestão acadêmica em (trans)formação, numa abordagem sobre princípios e oportunidades de inovação na gestão no cenário pós-crise. A metodologia de pesquisa adotada é bibliográfica, recorte de uma tese de doutorado, que reproduz reflexões sobre a gestão universitária na contemporaneidade e os princípios e oportunidades para uma nova gestão acadêmica. Os resultados da pesquisa corroboram com a necessidade de maior aprofundamento literário sobre gestão ágil e inovadora, demonstrando que os princípios adotados durante a pandemia foram fundamentais para a continuidade das atividades acadêmicas. Conclui-se que os princípios de agilidade, inovação e empatia emergem como pilares fundamentais para o futuro das instituições de ensino superior. Assim como a gestão empática, focada no bem-estar de toda a comunidade acadêmica, reforçou a importância de uma abordagem humanizada e acolhedora, essencial para fortalecer o engajamento e a colaboração entre estudantes, docentes e gestores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.