A gestão acadêmica em (trans)formação: princípios e oportunidades de inovação na gestão no cenário pós-crise

PRINCIPLES AND OPPORTUNITIES FOR INNOVATION IN MANAGEMENT IN THE POST-CRISIS SCENARIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.espi1.12177

Resumo

A gestão acadêmica permeia por abordagens que impactam a sociedade, trabalho e educação, na perspectiva de trazer aspectos relacionados aos desafios da gestão no contexto das universidades, permitindo-as refletir em relação à complexidade de suas atividades, tradicionalmente orientadas para as áreas do ensino, pesquisa, extensão e da gestão acadêmica e administrativa. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo discorrer sobre a história e contexto universitário brasileiro, especialmente sobre a gestão acadêmica em (trans)formação, numa abordagem sobre princípios e oportunidades de inovação na gestão no cenário pós-crise. A metodologia de pesquisa adotada é bibliográfica, recorte de uma tese de doutorado, que reproduz reflexões sobre a gestão universitária na contemporaneidade e os princípios e oportunidades para uma nova gestão acadêmica. Os resultados da pesquisa corroboram com a necessidade de maior aprofundamento literário sobre gestão ágil e inovadora, demonstrando que os princípios adotados durante a pandemia foram fundamentais para a continuidade das atividades acadêmicas. Conclui-se que os princípios de agilidade, inovação e empatia emergem como pilares fundamentais para o futuro das instituições de ensino superior. Assim como a gestão empática, focada no bem-estar de toda a comunidade acadêmica, reforçou a importância de uma abordagem humanizada e acolhedora, essencial para fortalecer o engajamento e a colaboração entre estudantes, docentes e gestores.

Biografia do Autor

Douglas Vaz, Universidade La Salle (Unilasalle)

Doutor em Educação pela Universidade La Salle, na Linha de Pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas. Mestre em Educação pela Universidade La Salle, na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Especialista em Docência Universitária na Contemporaneidade, pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) e em Informática Instrumental para Professores pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciado em Pedagogia e em Informática pelo Centro Universitário Cenecista de Osório. Professor da área de Educação e Cultura dos cursos de graduação presenciais e a distância da Universidade La Salle - Canoas/RS. Assessor Pedagógico - Graduação da Universidade La Salle. 

Renaldo Vieira de Souza, Universidade La Salle, Canoas

Doutor em Educação (Conceito CAPES 4) pela Universidade La Salle - Unilasalle - Canoas (2018). Possui mestrado em Engenharia: Energia Ambiente e Materiais pela Universidade Luterana do Brasil (2005) e MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela Universidade de Caxias do Sul (2013). Graduação em Administração pela Universidade Luterana do Brasil (2001). Atualmente atua como Chefe de Gabinete, Gestor de Projetos, Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor e pesquisador da Unilasalle. Atuação como pesquisador no Grupo de Pesquisa: Gestão Educacional nos diferentes contextos (desde 2012-2). Atuação como Pró-reitor de Administração (2015-2018). Atuação como professor convidado em cursos de pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração e Produção, com ênfase em Sistemas de Gestão, Qualidade, Logística, Engenharia de Manutenção e Educação Corporativa. Atuação em implantação de sistemas na indústria de grande porte, coordenação de projetos nas áreas de gestão, qualidade, meio ambiente, manutenção produtiva total, custos e capacitação de pessoal.

Downloads

Publicado

2024-12-27