Educação Socioemocional na Primeira Infância:
Experiências e Práticas Pedagógicas para o Desenvolvimento Integral das Crianças
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.12237Resumo
O bem-estar emocional, o desenvolvimento escolar e o comportamento social são habilidades essenciais na vida dos sujeitos, especialmente na primeira infância. Este estudo tem como objetivo analisar as contribuições do trabalho pedagógico com a Educação Socioemocinal para o desenvolvimento das crianças em uma turma pré-escolar. Especificamente, busca-se compreender como as práticas cotidianas com as crianças contemplam as habilidades socioemocionais; e perceber as manifestações das crianças com o trabalho socioemocional. Caracteriza-se como um estudo de natureza qualitativa, com uma abordagem exploratória e participante, utilizando como instrumentos para produção dos dados a observação participante e o registro em diário de campo. Os dados foram analisados com base em temas emergentes, tais como a socialização, a resolução de conflitos e o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, que favoreceram a composição das seguintes categorias de análise: desenvolvimento de habilidades socioemocionais, mediação pedagógica do professor e interação entre pares. Com as categorias estabelecidas, foram selecionados seis episódios para descrição e análise, que evidenciam como a educação socioemocional é essencial para criar um ambiente escolar inclusivo, promovendo o desenvolvimento integral das crianças. Ao ser integrada desde a educação infantil, respeita e valoriza as singularidades dos pequenos, considerando suas narrativas e expressões, o que favorece a autoestima e melhora as interações entre as crianças e seus pares, permitindo que comecem a compreender e gerenciar suas emoções e comportamentos.
Palavras-chave: educação socioemocional; educação infantil; competências emocionais; comportamento social.
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