Reverberações pedagógicas e sensíveis no ato de olhar de jovens adolescentes: O olhar como prática do mundo tecnológico contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.espi1.12248Resumo
O presente artigo foi adaptado da tese de doutorado intitulada “O corpo virtualizado-poético: Um ensaio sobre a experiência de criação e corporeidade de jovens adolescentes com o teatro online”, do ano de 2024. Aqui, buscou-se refletir a respeito de como o olhar, especialmente dos jovens adolescentes, se relaciona com o mundo tecnológico e contemporâneo a partir da sua corporeidade. Como método, foi realizada uma oficina de teatro online no ano de 2023 com estudantes dos Anos Finais de escolas municipais de uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul. A partir dessa experiência, foi possível perceber algumas questões importantes na corporeidade desses adolescentes em relação à expressividade artística e sensível, suas relações sociais em ambiente remoto digital (síncrono ou assíncrono), bem como as possibilidades de apropriação do mundo com esses experimentos. Conclui-se que o olhar, instigado através dos signos da Arte, permite uma [auto]descoberta de sentidos e significados que amplia as potencialidades do reconhecimento atento e a consequente cognição inventiva sobre o mundo em que se habita.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.