Reverberações pedagógicas e sensíveis no ato de olhar de jovens adolescentes: O olhar como prática do mundo tecnológico contemporâneo

Autores

  • Patrícia Gusmão Maciel

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.espi1.12248

Resumo

O presente artigo foi adaptado da tese de doutorado intitulada “O corpo virtualizado-poético: Um ensaio sobre a experiência de criação e corporeidade de jovens adolescentes com o teatro online”, do ano de 2024. Aqui, buscou-se refletir a respeito de como o olhar, especialmente dos jovens adolescentes, se relaciona com o mundo tecnológico e contemporâneo a partir da sua corporeidade. Como método, foi realizada uma oficina de teatro online no ano de 2023 com estudantes dos Anos Finais de escolas municipais de uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul. A partir dessa experiência, foi possível perceber algumas questões importantes na corporeidade desses adolescentes em relação à expressividade artística e sensível, suas relações sociais em ambiente remoto digital (síncrono ou assíncrono), bem como as possibilidades de apropriação do mundo com esses experimentos. Conclui-se que o olhar, instigado através dos signos da Arte, permite uma [auto]descoberta de sentidos e significados que amplia as potencialidades do reconhecimento atento e a consequente cognição inventiva sobre o mundo em que se habita.

Downloads

Publicado

2024-12-27