Pedagogia universitária
perspectivas para a docência na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.espi1.12250Resumo
O presente artigo, decorrente de uma pesquisa qualitativa, de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório-descritivo, teve o estado da arte como procedimento técnico. O objetivo geral consistiu em analisar as teses e dissertações presentes no Catálogo Digital de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CDTD/Capes) que cunharam a pedagogia universitária em seu título e que focalizaram a docência universitária como eixo analítico-discursivo. O espaço temporal consistiu no período de 1987 a 2016. O corpus da pesquisa foi composto por 9 (nove) produções. Para a análise dos dados fizemos o uso da técnica da análise textual discursiva. Como principais achados da pesquisa, os resultados apontaram: a) a necessidade de fortalecimento da formação pedagógica para os docentes universitários; b) a importância do estágio de docência como um processo formativo e o impulsionamento de implementação de políticas institucionais; c) entre outros.
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