Pedagogia universitária

perspectivas para a docência na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.espi1.12250

Resumo

O presente artigo, decorrente de uma pesquisa qualitativa, de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório-descritivo, teve o estado da arte como procedimento técnico. O objetivo geral consistiu em analisar as teses e dissertações presentes no Catálogo Digital de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CDTD/Capes) que cunharam a pedagogia universitária em seu título e que focalizaram a docência universitária como eixo analítico-discursivo. O espaço temporal consistiu no período de 1987 a 2016. O corpus da pesquisa foi composto por 9 (nove) produções. Para a análise dos dados fizemos o uso da técnica da análise textual discursiva. Como principais achados da pesquisa, os resultados apontaram: a) a necessidade de fortalecimento da formação pedagógica para os docentes universitários; b) a importância do estágio de docência como um processo formativo e o impulsionamento de implementação de políticas institucionais; c) entre outros.

Biografia do Autor

Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Adjunto (A)-1, da área de Educação, lotado na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Felcs/UFRN). Realizou Pós-Doutorado em Educação (Bolsista PNPD/Capes - 2018-2022) no PPGEd-UFRN. Doutor e Mestre  em Educação pela Universidade La Salle (Unilasalle/Canoas), com período sanduíche (em ambas as formações) na Universidade La Salle México (Ulsa). Especialista em Supervisão Educacional, Educação Matemática  e em Direito Penal pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário Metodista IPA, Licenciatura em Pedagogia e Bachareado em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico (PPGE), do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA-Educanorte) da Universidade Federal do Pará (UFPA - Polo Santarém - Instituição Associada - Unir).

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Publicado

2024-12-27