Contribuições do curso normal em ensino médio da rede pública para a constituição da profissão docente

Autores

  • Márcia Regina da Silva Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.espi1.12253

Resumo

Resumo: O artigo tem como objetivo discutir a importância dos saberes da experiência para a constituição da profissão docente e, consequentemente, para um ensino que resulte em aprendizagem significativa, a partir do entendimento de docentes que atuam no Curso Normal em uma escola pública do Sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva, que apresenta os resultados de uma tese de doutorado, a qual, em um estudo de caso e por meio de observações e grupo focal, ouviu docentes de uma escola pública do Curso Normal em Nível Médio sobre os elementos indispensáveis para um curso de formação inicial que valoriza o saber da experiência para uma cultura de profissionalização. A hermenêutica interpretativa norteou a análise realizada nesta pesquisa. Os resultados mostram que a constituição dos saberes da experiência se forja a partir da combinação entre os campos empírico e teórico, fundamental para a constituição da profissão docente e, consequentemente, para que a docência possa provocar uma aprendizagem significativa. Essa relação se efetiva a partir da possibilidade de compartilhamento de conhecimentos, crescimento conjunto e amadurecimento profissional, o que contribui para a construção de uma formação crítica, que se baseia na busca constante pelo crescimento e pela própria profissionalização. Nessa perspectiva, ensinar e aprender serão sempre propostas desafiadoras, que impactarão no desenvolvimento humano de todos aqueles que fazem parte do processo educativo.

Palavras-chave: constituição da docência; articulação entre teoria e prática; desafios do ensino; práticas pedagógicas.

 

Biografia do Autor

Márcia Regina da Silva, Universidade La Salle

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Esteio.Tem experiência na área de Educação Especial e Educação Inclusiva, com ênfase nas dificuldades de Aprendizagem. Mestra Acadêmica em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2016), com bolsa Capes/PROEX. Linha de Pesquisa: Educação, Desenvolvimento e Tecnologias. Doutora em Educação pela Universidade La Salle (2022), com bolsa Capes/PROSUC. Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas.

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Publicado

2024-12-27