A Constituição Docente à Luz dos Princípios Franciscanos
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.espi1.12254Resumo
O objetivo do texto é refletir sobre a contribuição dos princípios educativos franciscanos para a constituição docente. A metodologia é qualitativa, com relato de experiência e apresenta os resultados da tese de doutorado de uma das autoras. A experiência envolve seis professores da educação básica de uma rede do sul do Brasil. Os instrumentos utilizados foram o diário de campo e o grupo focal. A lente teórica de análise possibilitou a revisão da experiência sob o ângulo da pedagogia franciscana. Os resultados mostram que a formação continuada do professor é inerente ao processo profissional, exigindo tempo e diálogo sobre suas práticas; a formação continuada à luz dos princípios franciscanos permite colocar a pessoa no centro do processo educativo; o estudo e o confronto com a prática permitem ao professor perceber-se como um ser que se faz e refaz como profissional e como pessoa; a Pedagogia do Encontro é cada vez mais significativa na formação.
Palavras-chave: Educação básica; Princípios Franciscanos; Formação continuada docente; Constituição Docente.
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