História e cenários da educação a distância

Autores

  • Elza Porto
  • Adriana de Oliveira Hansen UEMS - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul FIU - Faculdades Integradas Urubupungá
  • Fabricio Antonio Deffacci Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Caroline Petian Pimenta Bonu Rosa Centro Universitário Uniseb

DOI:

https://doi.org/10.18316/1342

Palavras-chave:

Educação a Distância, Tecnologia Educacional, Desenvolvimento da Educação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mostrar a evolução e os fundamentos da EAD, bem como verificar a percepção e a opinião de estudantes sobre essa modalidade de ensino. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas a fim de conhecer os conceitos, fundamentos e evolução da EAD e, posteriormente, uma pesquisa de campo com alunos do ensino médio da cidade de Sud Mennucci, a qual disponibiliza internet sem fio gratuitamente para os munícipes, possibilitando, assim, o acesso a cursos online ou semipresenciais. As pesquisas mostraram que a EAD não é tão recente e já é uma realidade que vem cada vez mais ganhando espaço e chegando até pequenas cidades, como Sud Mennucci.

Biografia do Autor

Elza Porto

Possui especialização em Educação a Distância pela UNISEB, graduação em Pedagogia pela Faculdades Integradas "Urubupungá" e graduação em Colegial para Formação de Prof. para Ens.Primário pelo Colégio Escola Normal Estadual "Cel. Francisco Schmidt".

Adriana de Oliveira Hansen, UEMS - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul FIU - Faculdades Integradas Urubupungá

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, especialista em Administração Pública, pelo Instituto Brasileiro de Administração Pública (IBRAP), especialista em Docência no Ensino Técnico e Superior pelas Faculdades Integradas Urubupungá, especialista em EAD pela Faculdade Interativa COC, especialista em Gestão Empresarial e Controladoria e bacharel em Administração de empresas pelas Faculdades Integradas Urubupungá. Docente das Faculdades Integradas Urubupungá, atuando nas áreas de Gestão Estratégica, Produção e Administração Financeira e Orçamentária, e servidora pública municipal atuando na área de Educação.

Fabricio Antonio Deffacci, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2005). Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2008). Doutorado em Ciências Sociais (2012) pela UNESP/Araraquara. Experiência em pesquisa teórica nas Ciências Sociais: 1) no âmbito da Sociologia enfoque na Sociologia do Conhecimento; 2) na Teoria Política enfoque na questão dos intelectuais. Destaca-se também a interface entre as duas áreas, demarcando os estudos realizados no campo da Sociologia Política. Atualmente atua na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS): coordenador do curso de Ciências Sociais, docente no Curso de Ciências Sociais e docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação

Caroline Petian Pimenta Bonu Rosa, Centro Universitário Uniseb

Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de SP (PUC-SP); Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP); Especialista em Design Gráfico, Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Desenvolve pesquisa nas áreas de Comunicação, Novas Tecnologias, Cibercultura e Educação a Distância. Faz parte do grupo de Estudos em Comunicação e Linguagem - COLING - da UMESP, e do grupo de pesquisadores em Educação e Tecnologia do Centro Universitário Uniseb. É coordenadora de TCC e professora universitária no Centro Universitário Uniseb, em Ribeirão Preto/SP. As disciplinas que ministra voltam-se para as áreas de Novas Tecnologias Web, Jornalismo Online, Ciência e Projeto Experimental.

Downloads

Publicado

2014-03-07

Edição

Seção

Artigos