Os vínculos nas escolas. Pensar sobre a composição das relações em tempos digitais e abismais
DOI:
https://doi.org/10.18316/1360Palavras-chave:
Vinculos, Escuela, Afetos, PensamientoResumo
Um dos atributos que constitui o termo educar é o de “estar juntos para fazer coisas em comum”. A essa ideia de “somos em relação” ou, melhor ainda, de “vamos sendo em relação”, poderia agregar-se também a ideia daquilo que “fazemos em relação” ou que “vamos fazendo em relação”. No dicionário da Real Academia Espanhola, a palavra “vínculo” significa união ou atadura de uma pessoa ou coisa com outra. É interessante o que se pode pensar a partir de um vínculo constituído em união ou em atadura. Se buscarmos a definição de “união”, nos depararemos com a palavra “composição”. Não é por acaso o permanente apelo que se faz, hoje, nas escolas, sobre a ideia de “descomposição” do social, ou da necessidade de “recompor” os vínculos ou, inclusive, a entrada de programas ou projetos que busquem, quase à beira do desespero, “compor” os afetos que parecem estar “decompostos”. No entanto, como evitar a armadilha da banalidade que permeia a expressão de “afeto em educação”? Educar tem algo a ver com o carinho pelos outros? 4 Como dotar de certa profundidade a preocupação pela composição de vínculos no interior das escolas?Downloads
Publicado
2014-07-08
Edição
Seção
Artigos
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