Formulações estratégicas para o enfrentamento da evasão escolar: o caso de uma Instituição de Ensino Superior no Ceará

Autores

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza
  • Mônica Mota Tassigny Universidade de Fortaleza
  • Maria Aparecida da Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v22i1.1834

Palavras-chave:

Estratégia, Educação a Distância, Evasão Escolar.

Resumo

O estudo objetiva analisar as formulações estratégicas para enfrentamento da evasão em cursos do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) ofertados a distância em uma instituição de ensino superior do Ceará. Utilizou-se o estudo de caso, com suporte em dados de oito entrevistas semiestruturadas e consultas documentais. Considerou-se o contexto, processo e conteúdo das estratégias com base na análise das mudanças organizacionais de 2010 a 2013. O tratamento dos dados no software Atlas.ti conduziu à elaboração de categorias. Aponta-se que o enfrentamento da evasão se alinha ao aumento da credibilidade no funcionamento da EaD e torna-se meta institucional. 

Biografia do Autor

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Administração (em andamento) na Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestrado Acadêmico em Administração (Unifor), Especialização em Saúde Pública (UECE) e graduação em Psicologia (UFC).

Mônica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1994),doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Atualmente é professora titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGD) e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UNIFOR.

Maria Aparecida da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Vinculada a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), onde atua na Área de Gestão Pública, e Educação a Distância, possui graduação em Administração de Empresas pela Escola Superior de Novos Negócios (1982), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000).

Downloads

Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Artigos