Xequeando os entrelaçamentos entre o ensino de matemática e o xadrez

Autores

  • Alice Stephanie Tapia Sartori Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliano Espezim Soares Faria Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18316/1836

Palavras-chave:

Xadrez, Matemática, Ensino, Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar os entrelaçamentos entre o ensino de matemática e o jogo de xadrez, estabelecidos por trabalhos no campo da educação matemática. Na Abertura fazemos um breve resumo de seis estudos que tratam do tema, apresentando as principais relações propostas pelos autores, tanto no que se refere aos conteúdos matemáticos trabalhados por meio do xadrez, quanto às habilidades que podem ser desenvolvidas por meio deste jogo. No Meio-Jogo discutimos estas associações utilizando algumas teorizações de Ludwig Wittgenstein, a partir do qual entendemos a existência de linguagens, recusando uma suposta essência, o que nos permite pensar estes dois saberes como jogos de linguagem distintos, mas que possuem semelhanças de família. Recorremos ainda ao pensamento de Michel Foucault para tencionar verdades que entrelaçam o xadrez e a matemática, que se tornaram naturalizadas no discurso da educação matemática. Ao Final, apresentamos outras correspondências que poderiam ser feitas entre o ensino de matemática e o xadrez, mas que também não se sustentam quando consideradas imersas em jogos de linguagem. Entretanto, este estudo não pretende recusar o ensino de xadrez na escola, mas propõe outro olhar às práticas e aos discursos que o entrelaçam ao ensino da matemática.

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Publicado

2014-12-22

Edição

Seção

Artigos