Desafios da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia para a qualificação do ensino na saúde pública

Autores

  • Sebastiao Benicio da Costa Neto PUC/GO; UFG

DOI:

https://doi.org/10.18316/1855

Palavras-chave:

Psicologia, Ensino, Saúde, ABEP

Resumo

No Brasil, as entidades de ensino relacionadas com as profissões reconhecidas pela política pública do Sistema Único de Saúde (SUS), tal qual a do psicólogo, têm se organizado para exercer protagonismo na reflexão e no debate da formação de recursos humanos. Sendo assim, este estudo objetiva demonstrar que a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) desenvolve ações voltadas para a pesquisa, para a graduação (sobretudo nas questões relativas a formação de professores e ao estágio em psicologia), para a pós-graduação lato sensu (incluindo a residência multiprofissional na área da saúde) e stricto sensu e divulgação científica. Conclui-se que a tarefa da formação do profissional psicólogo para o sistema de saúde pública é densa, exigente e demanda ainda que o usuário dos serviços de saúde se afirme como sujeito intra-ativo e pensante, e não passivo e acrítico.

Biografia do Autor

Sebastiao Benicio da Costa Neto, PUC/GO; UFG

Psicólogo; Especialista em Psicologia Hospitalar; Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano; (Pós) Doutor em Psicologia; Psicólogo do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás; Docente dos Programas de Graduação e Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

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Publicado

2014-12-22

Edição

Seção

Em foco