Desafios da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia para a qualificação do ensino na saúde pública
DOI:
https://doi.org/10.18316/1855Palavras-chave:
Psicologia, Ensino, Saúde, ABEPResumo
No Brasil, as entidades de ensino relacionadas com as profissões reconhecidas pela política pública do Sistema Único de Saúde (SUS), tal qual a do psicólogo, têm se organizado para exercer protagonismo na reflexão e no debate da formação de recursos humanos. Sendo assim, este estudo objetiva demonstrar que a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) desenvolve ações voltadas para a pesquisa, para a graduação (sobretudo nas questões relativas a formação de professores e ao estágio em psicologia), para a pós-graduação lato sensu (incluindo a residência multiprofissional na área da saúde) e stricto sensu e divulgação científica. Conclui-se que a tarefa da formação do profissional psicólogo para o sistema de saúde pública é densa, exigente e demanda ainda que o usuário dos serviços de saúde se afirme como sujeito intra-ativo e pensante, e não passivo e acrítico.Downloads
Publicado
2014-12-22
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Em foco
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