Feitiçarias e outras macumbas: perspectivas docentes sobre a religiosidade de matriz africana no espaço da escola pública.

Gilberto Ferreira da Silva

Resumo


A temática da religiosidade de matriz africana no ensino médio das escolas públicas constitui-se o objeto central deste estudo, em especial da escola pública que atende a juventude localizada nos espaços periféricos dos grandes centros urbanos. Os dados empíricos apresentados neste trabalho são oriundos de uma pesquisa financiada pela UNESCO e gerenciada pelo Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD). Na origem, a pesquisa que mobilizou esses dados intitulou-se: Afro-brasileiros e Religiosidade de Matriz Africana no Ensino Médio: na esquina um despacho, e a escola? A pesquisa em sua totalidade contemplou a realização de um conjunto de entrevistas (professores, membros da equipe diretiva e estudantes) e a coleta de dados a partir de observações em três escolas do Município de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, no ano de 2005. Para este trabalho, apresenta-se uma reflexão centrada especificamente nas percepções colhidas dos professores e dos membros das equipes diretivas das escolas pesquisadas.

 

Palavras-chave: Formação de Professores; Religiosidade de matriz africana; Ensino Religioso; Ensino Médio.

Abstract: The topic of African-based religion in high school level at public schools is the main focus of the present study, specially, in relation to those public schools that provide education to the youth living in marginal areas of big cities.  The empiric data presented in this paper are the result of a research sponsored by UNESCO and supervised by the Ministery of Education (MEC) by means of the Continuous Education, Literacy and Diverty Office (SECAD). At the beginning, the research project that generated these data was called ‘Afro-Brazilians and African-based Religion in High School: on the corner, an offer. What about the school?’ The research comprised a set of interviews whose respondents were faculty members, managing board, and students, as well as in loco data collection at three schools in the city of Porto Alegre in the state of Rio Grande do Sul, in the south of Brazil, in 2005. The present work is centered specifically on the perceptions of faculty members and school managing board of the institutions surveyed.

 

Key words: Teachers’ training and education, African-based religion, religious education, high school

Palavras-chave


Formação de Professores; Religiosidade de matriz africana; Ensino Religioso; Ensino Médio

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/201

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ISSN: 2236-6377

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