A utilização das redes sociais no processo de aprendizado: um estudo com acadêmicos do curso de administração

Autores

  • Henrique Bertosso FABE
  • Jandir Pauli IMED
  • Leonardo Biazus UPF
  • Cristian Rech IMED
  • César Augusto Goulart FEMA

DOI:

https://doi.org/10.18316/2236-6377.15.1

Palavras-chave:

Facebook, Ensino, Aprendizado, Sustentabilidade

Resumo

A aprendizagem humana constitui-se em uma das bases da sociedade contemporânea. Atualmente, considera-se que as redes sociais são um fenômeno em questão de abrangência, disseminação e popularização. Assim, coletar informações das redes sociais pode ser um excelente meio de ampliar a visão e o debate de determinado assunto, inclusive em atividades pedagógicas. Dessa forma, o objetivo geral dessa pesquisa é estudar se a rede social Facebook colabora para a discussão do assunto sustentabilidade em uma turma de ensino superior. A partir da criação de um infográfico, e de sua publicação na rede social Facebook, foi possível verificar o grau de interação dos amigos virtuais em torno de um assunto determinado. De modo geral, os alunos afirmaram que poucos amigos expuseram sua opinião. Os alunos já conheciam a rede social Facebook e sua enorme abrangência; porém, quando o assunto abordado não era uma piada ou uma foto, o interesse dos amigos virtuais não foi tão grande. Assim, percebe-se que a rede social Facebook ainda é vista como uma ferramenta de comunicação e entretenimento. O uso dessa ferramenta com fins educacionais, ou mesmo na discussão de um assunto relevante ainda não é percebido, ou é muito tímido. Mesmo assim, o uso das redes sociais demonstrou ser muito útil e extremamente importante na discussão de assuntos contemporâneos.

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Publicado

2015-08-06

Edição

Seção

Artigos