Inclusão de alunos com deficiência na universidade e políticas públicas: um olhar crítico
DOI:
https://doi.org/10.18316/2236-6377.15.12Palavras-chave:
Alunos com Deficiência, Universidade, Políticas Públicas.Resumo
Este trabalho objetiva analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência física na universidade brasileira. Para tanto, são consultados documentos oficiais que legitimam a entrada de alunos com deficiência na educação básica e no ensino superior. Apesar de a análise mostrar que houve, ao longo dos anos, aumento de políticas públicas e ampliação na matrícula de alunos com deficiência nas escolas e universidades, os resultados revelam que as diretrizes públicas de acesso e permanência de alunos com deficiência na universidade não garante condições para o seu cumprimento. O referencial teórico se pauta em autores que abordam a inclusão a partir de um viés não reducionista, como Mantoan (1997) e Sassaki (2003). Conclui-se que o baixo número de alunos com deficiência nas universidades é consequência de uma problemática que permeia a sociedade moderna: a desvalorização da pessoa com deficiência enquanto cidadão que possui direito a uma educação de qualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.