Inclusão de alunos com deficiência na universidade e políticas públicas: um olhar crítico

Autores

  • Anelise Martinelli Borges Oliveira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus Marília SP.

DOI:

https://doi.org/10.18316/2236-6377.15.12

Palavras-chave:

Alunos com Deficiência, Universidade, Políticas Públicas.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência física na universidade brasileira. Para tanto, são consultados documentos oficiais que legitimam a entrada de alunos com deficiência na educação básica e no ensino superior. Apesar de a análise mostrar que houve, ao longo dos anos, aumento de políticas públicas e ampliação na matrícula de alunos com deficiência nas escolas e universidades, os resultados revelam que as diretrizes públicas de acesso e permanência de alunos com deficiência na universidade não garante condições para o seu cumprimento. O referencial teórico se pauta em autores que abordam a inclusão a partir de um viés não reducionista, como Mantoan (1997) e Sassaki (2003). Conclui-se que o baixo número de alunos com deficiência nas universidades é consequência de uma problemática que permeia a sociedade moderna: a desvalorização da pessoa com deficiência enquanto cidadão que possui direito a uma educação de qualidade.

Biografia do Autor

Anelise Martinelli Borges Oliveira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus Marília SP.

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação da Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus Marília SP. Possui Mestrado (2009) em História pela UNESP - Campus Franca (SP). Possui Graduação em História pela UNESP - Campus Franca SP (2006) e Graduação em Pedagogia (2013) pela Universidade de Uberaba - MG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias e Práticas Pedagógicas, História da Educação, Políticas Públicas, Práticas de Leitura e Formação de Professores; e, na área de História, com ênfase em História do Brasil e Cultura Social. Integrante, desde 2013, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores - GEPLENP - certificado pelo CNPq.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Artigos