Da pós-modernindade ao cânone literário: a identidade sul rio-grandense construída através dos textos literários

Autores

  • Gabriela de Lima Grecco Universidad Autónoma de Madrid

DOI:

https://doi.org/10.18316/2236-6377.15.13

Palavras-chave:

Cânone Literário, Estudos Culturais, Identidade, Pós-modernidade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender e examinar a condição sociocultural e estética atual, em que se pode observar uma crítica relativa ao cânone e à marginalização de atores sociais, durante o período conhecido como pós-modernidade. Para tanto, se aborda a problemática acerca do conceito de identidade, já que consideramos um conceito chave para a compreensão de tal contexto. Além disso, este trabalho possibilita um maior entendimento acerca das identidades criadas através do cânone sul-rio-grandense (isto é, literatura canônica com produção no estado do Rio Grande do Sul/Brasil).

 

Biografia do Autor

Gabriela de Lima Grecco, Universidad Autónoma de Madrid

Personal investigador contratado FPI y Doctoranda en Historia Contemporánea de la Universidad Autónoma de Madrid. Actualmente realiza su tesis doctoral sobre la censura y promoción cultural en las dictaduras de Getulio Vargas y Francisco Franco (1936-1945). Fue visiting researcher en cuatro Universidades: University of California, Los Ángeles, en el Center for Brazilian Studies (EEUU); Freie Universität de Berlin; Universidade de São Paulo/USP, São Paulo (Brasil); y Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro (Brasil). Tiene un Máster Interuniversitario en Historia Contemporánea en la Universidad Autónoma de Madrid y Universidad Complutense de Madrid (2011-2012). Posee una formación interdisciplinar por haber estudiado Licenciatura y Profesorado en Historia por la Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul y Letras con doble titulación Portugués/Español (y sus respectivas Literaturas) en la Universidade Federal do Rio Grande do Sul. En 2011, estudió Filología en la Facultad de Letras y Filosofía en la Universidad Autónoma de Madrid, a través de una beca del Programa de Intercambio UAM-Grupo Santander CEAL (Centro de Estudios de América Latina).

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Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Artigos