Educação e desenvolvimento sustentável: desafios contemporâneos

Autores

  • Magda Dei Tós Barreto Universidade Estadual de Londrina
  • Sonia Regina Vargas Mansano Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.18316/2236-6377.15.15

Palavras-chave:

Educação, Desenvolvimento Sustentável, Políticas Educacionais, Temas Transversais.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo compreender como profissionais de uma a escola pública implementam o ensino sobre desenvolvimento sustentável. Ele foi dividido em duas partes: Na teórica, são abordados o conceito de desenvolvimento sustentável e suas implicações para a educação, bem como as políticas educacionais que incluem a temática nos currículos. Na empírica, foi realizado um diálogo com profissionais da educação fundamental que estão diretamente conectadas com o ensino do desenvolvimento sustentável. Como conclusão, evidencia-se que há um desafio colocado para as escolas: mais do que incluir esse tema em seus currículos, elas terão de analisar criticamente seus limites e potencialidades.

 

Biografia do Autor

Magda Dei Tós Barreto, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Desenvolvimento Gerencial e Marketing pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina. Docente do Curso de Administração do Unicesumar – Centro Universitário de Maringá.

Sonia Regina Vargas Mansano, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Artigos