A análise textual discursiva na investigação educativa

Autores

  • Adriana Del Rosario Pineda Robayo Universidad Del Atlantico

DOI:

https://doi.org/10.18316/2236-6377.15.17

Palavras-chave:

Saberes Docentes, Análise Textual Discursivo, Investigação Educativa em Primeira Infância.

Resumo

As reformas no tema da Atenção Integral à Primeira infância e especificamente no relacionado com a educação inicial, em Colômbia, têm gerado transformações sucessivas nos parâmetros que direcionam o cuidado e a educação dos meninos e meninas. Também põe em evidência os fenômenos de distanciamento entre o público e o privado, entre  o pré-escolar e a primeira infância, entre o que propõem os processos de qualificação e a realidade dos docentes em suas comunidades, entre o que o menino vive em seu cotidiano e o que aprende. O objetivo do estudo é gerar a partir da investigação educativa, uma postura integradora e equitativa  que facilite a superação de tais distanciamentos e que contribua à construção do saber pedagógico e especificamente a partir dos saberes e da identidade dos professores e professoras de educação inicial. A metodologia usada é qualitativa e através da conciliação dos interesses interpretativo e compreensivo do paradigma hermenêutico, encontra na Análise Textual Discursivo proposto por Moraes e Galiazzi (2007), o caminho para outorgar visibilidade e espaço, à voz dos professores de educação inicial.  O estudo mostra a possibilidade, desde a investigação educativa, de ressignificar o papel dos professores de educação inicial a partir da linguagem por eles apresentada.

Biografia do Autor

Adriana Del Rosario Pineda Robayo, Universidad Del Atlantico

Doctora en Educación por la Red de Universidades Públicas de Colombia.RUDECOLOMBIA. Magister en educacion con enfasis en cognicion. Licenciada en educacion Preescolar. Profesora Licenciatura en Educación Infantil Universidad del Atlántico, Colombia. Areas pedagogia, curriculo, evaluacion,investigacion, primera infancia. Correo electrónico: adripineda10@hotmail.com.http://lattes.cnpq.br/017973892076

Publicado

2015-12-23

Edição

Seção

Artigos