A análise textual discursiva na investigação educativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/2236-6377.15.17Palavras-chave:
Saberes Docentes, Análise Textual Discursivo, Investigação Educativa em Primeira Infância.Resumo
As reformas no tema da Atenção Integral à Primeira infância e especificamente no relacionado com a educação inicial, em Colômbia, têm gerado transformações sucessivas nos parâmetros que direcionam o cuidado e a educação dos meninos e meninas. Também põe em evidência os fenômenos de distanciamento entre o público e o privado, entre o pré-escolar e a primeira infância, entre o que propõem os processos de qualificação e a realidade dos docentes em suas comunidades, entre o que o menino vive em seu cotidiano e o que aprende. O objetivo do estudo é gerar a partir da investigação educativa, uma postura integradora e equitativa que facilite a superação de tais distanciamentos e que contribua à construção do saber pedagógico e especificamente a partir dos saberes e da identidade dos professores e professoras de educação inicial. A metodologia usada é qualitativa e através da conciliação dos interesses interpretativo e compreensivo do paradigma hermenêutico, encontra na Análise Textual Discursivo proposto por Moraes e Galiazzi (2007), o caminho para outorgar visibilidade e espaço, à voz dos professores de educação inicial. O estudo mostra a possibilidade, desde a investigação educativa, de ressignificar o papel dos professores de educação inicial a partir da linguagem por eles apresentada.
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