A educação ambiental na escola: um estudo piloto sobre a percepção de professores

Autores

  • Joiza Angélica Sampaio de Andrade Universidade Federal do Piauí - UFPI Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
  • Karoline Ferreira Kinoshita Faculdade Reges de Dracena Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
  • Maria do Carmo Romeiro Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
  • Gustavo Antiqueira Goes Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp - Campus de Tupã

DOI:

https://doi.org/10.18316/2236-6377.16.23

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino Fundamental, Práticas Educativas, Percepção.

Resumo

O tema Educação Ambiental na escola tem sido um terreno fértil para ricas discussões entre estudiosos e pesquisadores que transitam nas áreas relacionadas ao meio ambiente e educação. Mesmo em meio ao expressivo volume de pesquisas, poucos estudos têm se dedicado a essa questão através do olhar do professor. Sendo assim, este artigo, fruto de uma pesquisa de caráter piloto e exploratório, tem como objetivo investigar a prática da educação ambiental a partir da visão do ator docente sobre: (a) as diferentes estratégias (projetos, disciplinas, dentre outras) e suas respectivas predominâncias, através das percepções de docentes atuantes em escola pública e/ou escola privada, e (b) o nível de aderência (ou mesmo de inconsistência) entre a perspectiva declarada para o interesse da escola em educação ambiental e a operacionalização dessa prática. Este trabalho se apoia na construção de um diálogo com algumas reflexões que envolvem a escola e o professor frente à educação ambiental. A análise dos dados evidencia um ambiente de contradições, visto que os respondentes apontam interesse das escolas, dos estudantes e de si próprios em relação à educação ambiental, apesar de não perceberem suficientes nem os projetos escolares, nem a formação de professores.

 

Biografia do Autor

Joiza Angélica Sampaio de Andrade, Universidade Federal do Piauí - UFPI Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Professora de Administração da UFPI. Doutoranda em Administração da USCS.

Karoline Ferreira Kinoshita, Faculdade Reges de Dracena Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Professora de Administração da Faculdade Reges de Dracena. Doutoranda em Administração da USCS.

Maria do Carmo Romeiro, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da USCS.

Gustavo Antiqueira Goes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp - Campus de Tupã

Mestrando em Agronegócio e Desenvolvimento pela Unesp.

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Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos