O “ser” e o “fazer” docente no Ensino Superior na perspectiva do legado de Carl Rogers

Autores

  • Michelle do Carmo Sobreira Universidade Estadual do Ceará
  • Mônica Mota Tassigny Universidade de Fortaleza
  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.18316/2236-6377.16.27

Palavras-chave:

Ensino Superior, Prática Docente, Carl Rogers, Pressupostos Implícitos.

Resumo

Ainda é comum encontrar docentes do ensino superior cujas práticas pedagógicas são conservadoras, trabalhando segundo a perspectiva tradicional de reprodução do conhecimento. No passado, Rogers (1972) elaborou uma lista com 10 pressupostos implícitos considerados paradigmas nos programas educacionais que deveriam ser combatidos. Assim, este artigo visa a identificar se os atuais professores de ensino superior ainda acreditam nesses pressupostos. Para tanto, realizou-se pesquisa de campo e exploratória aplicada a 40 docentes do ensino superior. Além disso, comparou-se a visão de professores de acordo com o tempo de experiência e a visão de professores com a dos alunos.

Biografia do Autor

Michelle do Carmo Sobreira, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Estácio e bacharel em Administração de Empresas (UNIFOR).

Mônica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Professora titular do Programa de Pós Graduação em Administração UNIFOR (PPGD) e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UNIFOR).

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Administração (em andamento) - Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestrado Acadêmico em Administração (Unifor), Especialização em Saúde Pública (Universidade Estadual do Ceará) e Graduação em Psicologia (Universidade Federal do Ceará).

Downloads

Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Artigos