Estágio curricular como acontecimento: paráfrase e polissemia na errância dos sentidos
DOI:
https://doi.org/10.18316/2236-6377.16.38Palavras-chave:
Identidade Docente, Estágio Curricular, Análise de Discurso, Michel Pêcheux.Resumo
Em 2014, desenvolvemos uma investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, na qual abordamos afetações do estágio curricular obrigatório e seus ecos na formação das identidades docentes de seis licenciandas do Curso de Pedagogia (FACED/UFRGS). Discutimos concepções desenvolvidas por Maurice Tardif e Danielle Raymond, António Nóvoa, Selma Garrido Pimenta e Maria Socorro Lima, Michel Pêcheux e Eni Orlandi. O desenho da pesquisa foi traçado desde a perspectiva de Menga Lüdke, Marli André e Maria Cecília de Souza Minayo. O corpus empírico foi composto por depoimentos das licenciandas produzidos em entrevista em grupo focal, tendo sido recortados depois em função do estranhamento que provocaram em nós. Nas análises, evidenciamos efeitos de sentido de docência como trabalho colaborativo, “humana docência”, experiência de autonomia e tempo de mudanças, compreendendo-os como afetações que contribuíram na constituição das identidades docentes das licenciandas e permitiram entender o estágio como um acontecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.