A gente vai brincar hoje?! Dimensões do brincar nos processos de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.18316/24Palavras-chave:
Brincar na educação, Aprendizagem, Terceiro ciclo, Ensino FundamentalResumo
As reflexões produzidas neste trabalho amparam-se na experiência da autora como docente de uma turma de progressão do primeiro ciclo do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Porto Alegre. Enfoca a importância do brincar nos processos de aquisição da aprendizagem, evidenciando a alfabetização como uma das dimensões beneficiadas pelas atividades propostas que priorizaram a vivência do lúdico. O suporte teórico encontra na teoria de Henry Wallon eco para pensar sobre as experiências práticas vivenciadas. Assim, indica a valorização do lúdico na escola, bem como sua utilização pedagógica, como fatores que necessitam ser discutidos e compreendidos pelos educadores como forma de desencadear processos diferenciados para estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças.
Palavras-chave: Brincar na educação; Aprendizagem, Terceiro ciclo; Ensino Fundamental
Abstract: The reflections developed in this paper give support to the author’s experience as a teacher in class of the first cycle of elementary education at a public school in Porto Alegre. It focuses on the importance of play in the processes of learning acquisition, showing the dimensions of literacy as a benefit by the proposed activities that prioritized the experience of play. The theoretical basis lies in the theory of Henry Wallon to think about the practical experiences lived. It therefore indicates the appreciation of novelty at school, as well as its educational use, as factors that need to be discussed and understood by educators as a way to trigger different processes to stimulate children’s cognitive development.
Keywords: Playing in education; Learning; Third cycle; Elementary School
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.