A gente vai brincar hoje?! Dimensões do brincar nos processos de aprendizagem

Autores/as

  • Natacha Scheffer

DOI:

https://doi.org/10.18316/24

Palabras clave:

Brincar na educação, Aprendizagem, Terceiro ciclo, Ensino Fundamental

Resumen

As reflexões produzidas neste trabalho amparam-se na experiência da autora como docente de uma turma de progressão do primeiro ciclo do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Porto Alegre. Enfoca a importância do brincar nos processos de aquisição da aprendizagem, evidenciando a alfabetização como uma das dimensões beneficiadas pelas atividades propostas que priorizaram a vivência do lúdico. O suporte teórico encontra na teoria de Henry Wallon eco para pensar sobre as experiências práticas vivenciadas. Assim, indica a valorização do lúdico na escola, bem como sua utilização pedagógica, como fatores que necessitam ser discutidos e compreendidos pelos educadores como forma de desencadear processos diferenciados para estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Palavras-chave: Brincar na educação; Aprendizagem, Terceiro ciclo; Ensino Fundamental

Abstract: The reflections developed in this paper give support to the author’s experience  as a teacher in class of the first cycle of elementary education at a public school in Porto Alegre. It focuses on the importance of play in the processes of learning acquisition, showing the dimensions of literacy as a benefit by the proposed activities that prioritized the experience of play. The theoretical basis lies in the theory of Henry Wallon to think about the practical experiences lived. It therefore indicates the appreciation of novelty at school, as well as its educational use, as factors that need to be discussed and understood by educators as a way to trigger different processes to stimulate children’s cognitive development.

Keywords: Playing in education; Learning; Third cycle; Elementary School

Número

Sección

Experiências