Análise das atitudes e imagem em relação à estatística: um estudo comparativo com alunos da graduação
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v23i3.2477Palavras-chave:
Imagem, Atitudes, Estatística.Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar a imagem e as atitudes que os alunos de cursos superiores possuem em relação à Estatística, por meio de um estudo comparativo antes e depois de cursarem a disciplina. A investigação envolveu uma amostra de 101 alunos matriculados na disciplina de Estatística nos cursos de graduação de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação de uma faculdade particular da região metropolitana de Porto Alegre. Contudo, para este artigo, foram apresentados somente os resultados das questões respondidas pelos alunos reprovados na disciplina. Para a análise dos dados, foram utilizadas ferramentas da Estatística Descritiva, e os resultados foram confrontados com o estudo validado por Cazorla et al (1999). Verificou-se, ao fazer esse estudo, que os estudantes ora possuem atitudes e imagem favoráveis ora desfavoráveis, o que vai ao encontro do estudo de Ragazzi (1976), o qual comprovou que, se os alunos aplicam os conceitos aprendidos em Estatística em situações reais, ou seja, se verificam a sua utilidade no cotidiano, eles tendem a ter atitudes favoráveis em relação à disciplina. Analogamente, as atitudes negativas podem desestimular os alunos, dificultando o processo de aprendizagem. Este fator pode estar ligado a outros fatores não contemplados por essa pesquisa, como: metodologia do professor, dificuldade de aprendizagem, ambiente de sala de aula, entre outros. Mesmo com esse tipo de comportamento, os alunos reconhecem a aplicabilidade dos conhecimentos estatísticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.