Análise das atitudes e imagem em relação à estatística: um estudo comparativo com alunos da graduação

Marcia Elisa Berlikowski, Lorí Viali

Resumo


Este trabalho teve como objetivo analisar a imagem e as atitudes que os alunos de cursos superiores possuem em relação à Estatística, por meio de um estudo comparativo antes e depois de cursarem a disciplina. A investigação envolveu uma amostra de 101 alunos matriculados na disciplina de Estatística nos cursos de graduação de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação de uma faculdade particular da região metropolitana de Porto Alegre. Contudo, para este artigo, foram apresentados somente os resultados das questões respondidas pelos alunos reprovados na disciplina. Para a análise dos dados, foram utilizadas ferramentas da Estatística Descritiva, e os resultados foram confrontados com o estudo validado por Cazorla et al (1999). Verificou-se, ao fazer esse estudo, que os estudantes ora possuem atitudes e imagem favoráveis ora desfavoráveis, o que vai ao encontro do estudo de Ragazzi (1976), o qual comprovou que, se os alunos aplicam os conceitos aprendidos em Estatística em situações reais, ou seja, se verificam a sua utilidade no cotidiano, eles tendem a ter atitudes favoráveis em relação à disciplina. Analogamente, as atitudes negativas podem desestimular os alunos, dificultando o processo de aprendizagem. Este fator pode estar ligado a outros fatores não contemplados por essa pesquisa, como: metodologia do professor, dificuldade de aprendizagem, ambiente de sala de aula, entre outros. Mesmo com esse tipo de comportamento, os alunos reconhecem a aplicabilidade dos conhecimentos estatísticos. 


Palavras-chave


Imagem; Atitudes; Estatística.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v23i3.2477

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

ISSN: 2236-6377

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000