Análise das atitudes e imagem em relação à estatística: um estudo comparativo com alunos da graduação

Autores/as

  • Marcia Elisa Berlikowski Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Lorí Viali PUCR-RS

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i3.2477

Palabras clave:

Imagem, Atitudes, Estatística.

Resumen

Este trabalho teve como objetivo analisar a imagem e as atitudes que os alunos de cursos superiores possuem em relação à Estatística, por meio de um estudo comparativo antes e depois de cursarem a disciplina. A investigação envolveu uma amostra de 101 alunos matriculados na disciplina de Estatística nos cursos de graduação de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação de uma faculdade particular da região metropolitana de Porto Alegre. Contudo, para este artigo, foram apresentados somente os resultados das questões respondidas pelos alunos reprovados na disciplina. Para a análise dos dados, foram utilizadas ferramentas da Estatística Descritiva, e os resultados foram confrontados com o estudo validado por Cazorla et al (1999). Verificou-se, ao fazer esse estudo, que os estudantes ora possuem atitudes e imagem favoráveis ora desfavoráveis, o que vai ao encontro do estudo de Ragazzi (1976), o qual comprovou que, se os alunos aplicam os conceitos aprendidos em Estatística em situações reais, ou seja, se verificam a sua utilidade no cotidiano, eles tendem a ter atitudes favoráveis em relação à disciplina. Analogamente, as atitudes negativas podem desestimular os alunos, dificultando o processo de aprendizagem. Este fator pode estar ligado a outros fatores não contemplados por essa pesquisa, como: metodologia do professor, dificuldade de aprendizagem, ambiente de sala de aula, entre outros. Mesmo com esse tipo de comportamento, os alunos reconhecem a aplicabilidade dos conhecimentos estatísticos. 

Biografía del autor/a

Marcia Elisa Berlikowski, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Doutora no Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciência e Matemática na PUCRS.

Lorí Viali, PUCR-RS

Professor permanente do PPGEDUCEM – PUCR-RS. Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC.

Publicado

2018-11-01

Número

Sección

Artigos