Fatores discriminantes dos estilos de aprendizagem dos acadêmicos de ciências contábeis

Autores

  • Cleston Alexandre dos Santos Universidade Regional de Blumenau (FURB) / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL)
  • Edilson Bacinello Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)
  • Nelson Hein Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v22i3.2848

Palavras-chave:

Estilos de Aprendizagem, Ciências Contábeis, Inventário de Kolb, Análise Discriminante.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo evidenciar os fatores discriminantes referente aos estilos de aprendizagem dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da UFMS-CPTL. A aplicação do método Kolb demonstrou que o estilo de aprendizagem ‘assimilador’ foi o que mais predominou na amostra investigada, corroborando com os achados de vários autores dessa temática. Por meio da Análise Discriminante foi revelado que as variáveis mais discriminantes dos grupos foram a quantidade de disciplinas reprovadas e as horas de estudos por semana, seguido da área de atuação e do gênero. 

Biografia do Autor

Cleston Alexandre dos Santos, Universidade Regional de Blumenau (FURB) / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL)

Professor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL).

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB).

Mestrado em Contabilidade pelo Programa de Pós Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (PPGCONT/UFPR).

 

Edilson Bacinello, Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Professor do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB).

Mestrado em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da UNIR (PPGMAD/RO).

 

Nelson Hein, Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professor do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB).

Pós-Doutorado pelo IMPA e pela Anderson School of Management da Universidade do Novo México (EUA).

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2017-10-27

Edição

Seção

Artigos