Concepções de ensino da língua materna subjacentes às tirinhas com a personagem Mafalda
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v22i1.3013Palavras-chave:
Concepções de Ensino e de Linguagem, Ensino da Língua Portuguesa, Gênero Tirinha.Resumo
O presente trabalho objetiva analisar as concepções de linguagem e de ensino no gênero tirinhas, com a personagem Mafalda, do cartunista Quino. O gênero em estudo pode ser considerado da esfera humorística. Assim, a estratégia para construção do humor no corpus selecionado se dá exatamente por reforçar uma concepção de linguagem e ensino um tanto distante daquela suposta dos possíveis leitores. Este estudo constitui-se em uma pesquisa bibliográfica de cunho analítico e descritivo. Como suporte teórico, baseou-se em Bakhtin (1997), Marcuschi (2002), Bunzen; Mendonça (2013), Kleiman (2009), Pérez; García (2001), Bronckart (1999), Vasconcelos (1992), dentre outros. O corpus da pesquisa teve como objeto de análise quatro tirinhas do cartunista argentino Quino. Verificamos que a concepção de ensino da língua materna subjacente aos textos analisados está fundamentada, principalmente, com base numa perspectiva mais estruturalista e formal tendo em vista que a língua é apresentada, quase sempre, como código, restringindo-se a um conjunto de signos.
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