Concepções de ensino da língua materna subjacentes às tirinhas com a personagem Mafalda
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v22i1.3013Palabras clave:
Concepções de Ensino e de Linguagem, Ensino da Língua Portuguesa, Gênero Tirinha.Resumen
O presente trabalho objetiva analisar as concepções de linguagem e de ensino no gênero tirinhas, com a personagem Mafalda, do cartunista Quino. O gênero em estudo pode ser considerado da esfera humorística. Assim, a estratégia para construção do humor no corpus selecionado se dá exatamente por reforçar uma concepção de linguagem e ensino um tanto distante daquela suposta dos possíveis leitores. Este estudo constitui-se em uma pesquisa bibliográfica de cunho analítico e descritivo. Como suporte teórico, baseou-se em Bakhtin (1997), Marcuschi (2002), Bunzen; Mendonça (2013), Kleiman (2009), Pérez; García (2001), Bronckart (1999), Vasconcelos (1992), dentre outros. O corpus da pesquisa teve como objeto de análise quatro tirinhas do cartunista argentino Quino. Verificamos que a concepção de ensino da língua materna subjacente aos textos analisados está fundamentada, principalmente, com base numa perspectiva mais estruturalista e formal tendo em vista que a língua é apresentada, quase sempre, como código, restringindo-se a um conjunto de signos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.