Origem e evolução humana na concepção de jovens estudantes brasileiros do Ensino Médio

Autores

  • Graciela Silva Oliveira UFMT
  • Nelio Marco Vincenzo Bizzo

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v22i2.3099

Palavras-chave:

Ensino Médio, Ensino de Biologia, Origem e Evolução Humana, Concepções de Jovens.

Resumo

Este trabalho apresenta a concepção de estudantes brasileiros do Ensino Médio acerca da evolução humana, e as interações das mesmas com variáveis socioculturais. Participaram da pesquisa 2404 estudantes (55,1% meninas) matriculados no 1º ano do Ensino Médio de 78 escolas. Foi aplicado um questionário e os dados coletados foram analisados com auxílio do software Statistical Package for Social Science - versão 18.0. Os resultados encontrados apontam que há influência da religião e das demais variáveis testadas (sexo, idade, região do país em que residem e níveis socioeconômicos). Além disso, constatou-se que as ideias dos jovens sobre a evolução humana indicam ser o resultado de um ensino que não coloca a teoria evolutiva como eixo central da Biologia, aparentando, por conseguinte, ser omisso a discussões sobre a história do homem na Terra no Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Graciela Silva Oliveira, UFMT

Mestrado e doutorado em Educação USP

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Publicado

2017-05-08

Edição

Seção

Artigos