A interação entre o campus do IFSC no extremo oeste catarinense e a comunidade local Vila Nova
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v22i2.3223Palavras-chave:
Interação, Comunidade, IFSC, Extremo Oeste Catarinense.Resumo
Este artigo problematiza as percepções de uma parcela dos pesquisadores e da comunidade Vila Nova, em São Miguel do Oeste, Santa Catarina, Brasil, acerca do distanciamento existente entre o campus do IFSC, vinculado à educação profissional e superior implantado em 2011, e os moradores vizinhos do entorno. Para tanto, constituiu-se uma pesquisa de campo exploratória-descritiva. Autores como Milton Santos e Stuart Hall, entre outros, contribuíram para o embasamento teórico com conceitos de espaço e identidade, respectivamente. A análise dos dados possibilitou realizar um breve levantamento sociodemográfico da comunidade, compreender o imaginário desta população quanto ao campus e propor alternativas de interação via os recursos humanos, pedagógicos e espaciais que o próprio estabelecimento educacional poderia oferecer conforme as demandas específicas desse grupo identitário. A construção deste artigo contemplou alternativas de interação, por meio de um diálogo horizontal, com o objetivo de promover uma aproximação entre a gestão do campus e a população vizinha.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.