A interação entre o campus do IFSC no extremo oeste catarinense e a comunidade local Vila Nova

Autores

  • José Fabiano de Paula IFRS- Câmpus Caxias do Sul.
  • Leonidas Roberto Taschetto

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v22i2.3223

Palavras-chave:

Interação, Comunidade, IFSC, Extremo Oeste Catarinense.

Resumo

Este artigo problematiza as percepções de uma parcela dos pesquisadores e da comunidade Vila Nova, em São Miguel do Oeste, Santa Catarina, Brasil, acerca do distanciamento existente entre o campus do IFSC, vinculado à educação profissional e superior implantado em 2011, e os moradores vizinhos do entorno. Para tanto, constituiu-se uma pesquisa de campo exploratória-descritiva. Autores como Milton Santos e Stuart Hall, entre outros, contribuíram para o embasamento teórico com conceitos de espaço e identidade, respectivamente. A análise dos dados possibilitou realizar um breve levantamento sociodemográfico da comunidade, compreender o imaginário desta população quanto ao campus e propor alternativas de interação via os recursos humanos, pedagógicos e espaciais que o próprio estabelecimento educacional poderia oferecer conforme as demandas específicas desse grupo identitário. A construção deste artigo contemplou alternativas de interação, por meio de um diálogo horizontal, com o objetivo de promover uma aproximação entre a gestão do campus e a população vizinha.

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Publicado

2017-08-02

Edição

Seção

Experiências