A Física na Divina Comédia de Dante
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v22i2.3273Palavras-chave:
Ensino de Física, Divina Comédia, Interdisciplinaridade, História da Ciência, Ciência e Cultura.Resumo
A Divina Comédia é uma epopeia clássica da literatura ocidental. Ao descrever a peregrinação do personagem de Dante pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, o poeta Dante Alighieri explora e expande as perspectivas filosóficas, religiosas e científicas de seu tempo. As concepções da Astronomia são mais evidentes na obra, com os astros em órbitas concêntricas em torno da Terra. Este artigo visa a mostrar como conceitos da Ciência Moderna, em particular da Mecânica, Óptica, Acústica e Termodinâmica, podem ser associados ao poema e se conectam com uma visão filosófico-científica da Idade Média. Desse modo, é possível trabalhar com a História da Ciência, com uma abordagem interdisciplinar e com a relação entre Ciência e Cultura a fim de favorecer o ensino de Física especialmente no Ensino Médio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.