A representação social do ser professor de acadêmicos da Licenciatura em Educação Física antes e depois da formação inicial

Autores

  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria
  • Victor Julierme Santos da Conceição Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cassiano Telles Universidade Federal de Santa Maria
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patric Paludett Flores Universidade Estadual de Maringá
  • Marilia de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v22i1.3405

Palavras-chave:

Educação Física. Formação de Professores. Representação Social. Ser Professor.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as representações que os acadêmicos de um curso de licenciatura em Educação Física de uma universidade pública da região sul do Brasil possuem sobre o ser professor antes e depois da formação inicial e se elas mudaram. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. O instrumento de coleta de informações foi um questionário com perguntas abertas. A interpretação das informações foi feita por meio da análise de conteúdo. Participaram 10 acadêmicos do 8º semestre do referido curso. Os resultados evidenciam que as representações dos acadêmicos sobre o ser professor de antes e depois da formação inicial não são as mesmas, pois ocorreram mudanças, prevalecendo neste momento representações mais coerentes com as propostas e objetivos almejados pelo curso de licenciatura em Educação Física estudado, sendo que desaparecem as representações do ser professor ligado a uma educação reprodutora da sociedade e aparecem representações ligadas a uma educação transformadora da sociedade.

Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Ex-Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado-Doutorado) do CE/UFSM; Ex-Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado) do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM.

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Cassiano Telles, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação Física (UFSM); Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC); Doutorando em Ciências Médicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Professor da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Patric Paludett Flores, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação (UFSM); Doutorando em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Marilia de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Doutora em Educação em Ciências: Quimica da Vida e Saúde (UFSM); Professora da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)

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Publicado

2017-04-03

Edição

Seção

Artigos