A representação social do ser professor de acadêmicos da Licenciatura em Educação Física antes e depois da formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v22i1.3405Palavras-chave:
Educação Física. Formação de Professores. Representação Social. Ser Professor.Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar as representações que os acadêmicos de um curso de licenciatura em Educação Física de uma universidade pública da região sul do Brasil possuem sobre o ser professor antes e depois da formação inicial e se elas mudaram. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. O instrumento de coleta de informações foi um questionário com perguntas abertas. A interpretação das informações foi feita por meio da análise de conteúdo. Participaram 10 acadêmicos do 8º semestre do referido curso. Os resultados evidenciam que as representações dos acadêmicos sobre o ser professor de antes e depois da formação inicial não são as mesmas, pois ocorreram mudanças, prevalecendo neste momento representações mais coerentes com as propostas e objetivos almejados pelo curso de licenciatura em Educação Física estudado, sendo que desaparecem as representações do ser professor ligado a uma educação reprodutora da sociedade e aparecem representações ligadas a uma educação transformadora da sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.