Professoras-mulheres: entre tramas e (des)teceres de uma narrativa feminina
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v22i3.3618Palavras-chave:
Discurso, Professoras-Mulheres, Feminino.Resumo
A profissão docente tem se constituído historicamente guardando estreita relação com o gênero feminino. Partimos do pressuposto que essa relação é atravessada por componentes ideológicos e inconscientes e que o discurso, trama tecida de muitas vozes, se constitui via de acesso às marcas sociais, históricas e inconscientes que compõe os processos de subjetivação docente. Sendo assim, neste trabalho, apresentamos um recorte de uma pesquisa de mestrado, ancorada na Análise do Discurso de matriz francesa pecheuxtiana, como instrumento teórico-metodológico, na psicanálise freudo-lacaniana e nas contribuições das Ciências da Educação. As análises realizadas trazem indícios linguístico-discursivos que apontam para o reconhecimento de que os processos de subjetivação docente, ainda nos dias atuais, são atravessados por componentes ideológicos e inconscientes que guardam íntima relação com a condição feminina, sendo as professoras sujeitos deste estudo, capturadas ideológica e inconscientemente, no que diz respeito às suas escolhas profissionais e práticas docentes. Observamos, ainda, que sentidos sócio-historicamente produzidos, legitimados e naturalizados concernentes ao feminino, são expressos nas formulações atuais, atualizando a memória discursiva das mesmas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.