Professoras-mulheres: entre tramas e (des)teceres de uma narrativa feminina

Autores

  • Camila Carrari Dornelas Universidade de São Paulo- USP Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto- FFCLRP-USP. Departamento de Educação, Informação e Educação- DEDIC
  • Filomena Elaine Paiva Assolini Universidade de São Paulo- USP Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto- FFCLRP-USP. Departamento de Educação, Informação e Educação- DEDIC

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v22i3.3618

Palavras-chave:

Discurso, Professoras-Mulheres, Feminino.

Resumo

A profissão docente tem se constituído historicamente guardando estreita relação com o gênero feminino. Partimos do pressuposto que essa relação é atravessada por componentes ideológicos e inconscientes e que o discurso, trama tecida de muitas vozes, se constitui via de acesso às marcas sociais, históricas e inconscientes que compõe os processos de subjetivação docente. Sendo assim, neste trabalho, apresentamos um recorte de uma pesquisa de mestrado, ancorada na Análise do Discurso de matriz francesa pecheuxtiana, como instrumento teórico-metodológico, na psicanálise freudo-lacaniana e nas contribuições das Ciências da Educação. As análises realizadas trazem indícios linguístico-discursivos que apontam para o reconhecimento de que os processos de subjetivação docente, ainda nos dias atuais, são atravessados por componentes ideológicos e inconscientes que guardam íntima relação com a condição feminina, sendo as professoras sujeitos deste estudo, capturadas ideológica e inconscientemente, no que diz respeito às suas escolhas profissionais e práticas docentes. Observamos, ainda, que sentidos sócio-historicamente produzidos, legitimados e naturalizados concernentes ao feminino, são expressos nas formulações atuais, atualizando a memória discursiva das mesmas.

 

Biografia do Autor

Camila Carrari Dornelas, Universidade de São Paulo- USP Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto- FFCLRP-USP. Departamento de Educação, Informação e Educação- DEDIC

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP-USP. Pesquisadora do GEPALLE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Letramento).

Filomena Elaine Paiva Assolini, Universidade de São Paulo- USP Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto- FFCLRP-USP. Departamento de Educação, Informação e Educação- DEDIC

Professora nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Educação na FFCLRP-USP, atuando na interface Educação e Linguística Aplicada.
Pós-Doutoranda pela UNICAMP. Doutora em Psicologia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, FFCLRP-USP - 2003. Mestre em Psicologia também pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, FFCLRP-USP - 1999.
Coordena o GEPALLE (Grupo de Estudos em Alfabetização, Leitura e Letramento)
Possui artigos e livros publicados na área de Linguística Aplicada à Educação e Psicanálise.

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Publicado

2017-10-24

Edição

Seção

Artigos