Os bebês na Educação Infantil: um olhar para as relações creche e famílias
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v22i3.3646Palavras-chave:
Educação Infantil, Relações Escola-Família, Cuidados com a Criança, Prática Pedagógica.Resumo
A entrada do bebê nas instituições de Educação Infantil, especialmente em seu primeiro ano de vida, ainda é temática de conflituosa discussão e envolve concepções muitas vezes divergentes e pouco refletidas. O artigo recorta aspectos concernentes às relações escola-famílias, buscando refletir acerca de situações cotidianas. Para tanto, buscamos, a partir das falas de uma mãe, entrevistada logo após o início do processo de adaptação de sua bebê à creche, pensar alguns aspectos e possíveis norteamentos para a organização do trabalho com as famílias no espaço da instituição de Educação Infantil. Por fim, propõem-se três eixos de ações que podem favorecer a constituição de espaços de Educação Infantil que contemplem a perspectiva da integralidade no cuidado e educação das crianças.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.