Os bebês na Educação Infantil: um olhar para as relações creche e famílias

Autores

  • Marisa Vasconcelos Ferreira Instituto Superior de Educação Vera Cruz

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v22i3.3646

Palavras-chave:

Educação Infantil, Relações Escola-Família, Cuidados com a Criança, Prática Pedagógica.

Resumo

A entrada do bebê nas instituições de Educação Infantil, especialmente em seu primeiro ano de vida, ainda é temática de conflituosa discussão e envolve concepções muitas vezes divergentes e pouco refletidas. O artigo recorta aspectos concernentes às relações escola-famílias, buscando refletir acerca de situações cotidianas. Para tanto, buscamos, a partir das falas de uma mãe, entrevistada logo após o início do processo de adaptação de sua bebê à creche, pensar alguns aspectos e possíveis norteamentos para a organização do trabalho com as famílias no espaço da instituição de Educação Infantil. Por fim, propõem-se três eixos de ações que podem favorecer a constituição de espaços de Educação Infantil que contemplem a perspectiva da integralidade no cuidado e educação das crianças.

Biografia do Autor

Marisa Vasconcelos Ferreira, Instituto Superior de Educação Vera Cruz

Docente do Instituto Superior de Educação Vera Cruz no curso de Graduação em Pedagogia e Especialização em Gestão Pedagógica e Formação na Educação Infantil. 

Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Educação Infantil do Instituto Vera Cruz.

Psicóloga. Doutora em Educação: Currículo.

 

Downloads

Publicado

2017-10-24

Edição

Seção

Artigos