O discurso da participação na gestão democrática da escola pública: o que dizem os sujeitos da escola
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v22i3.3797Palavras-chave:
Escola, Participação, Gestão Democrática.Resumo
O artigo é parte da pesquisa de mestrado realizada em três escolas da rede pública estadual de ensino de Alagoas, com o objetivo de analisar a concepção de participação dos membros do Conselho Escolar dentro da gestão democrática. Fizeram parte da pesquisa diretores, professores, funcionários, mães e alunos das escolas que não passaram pelo processo de eleição de diretor no ano de 2013 no sertão de Alagoas, sendo utilizado questionário e entrevistas para coleta de dados. Os dados foram analisados problematizando o conceito de participação, com o objetivo de perceber quais as condições de produção em que se deram cada discurso, o que dizem os sujeitos mediante o lugar que ocupam na escola e que ideologia está presente nos discursos desses sujeitos. O artigo está fundamentado no referencial teórico de autores como Paro (2000;2003;2007), Lück (2005; 2009), Orlandi (2006), Florêncio (2009), Melo (2011).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.