O discurso da participação na gestão democrática da escola pública: o que dizem os sujeitos da escola

Autores

  • Luciene Amaral da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Inalda Maria dos Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v22i3.3797

Palavras-chave:

Escola, Participação, Gestão Democrática.

Resumo

O artigo é parte da pesquisa de mestrado realizada em três escolas da rede pública estadual de ensino de Alagoas, com o objetivo de analisar a concepção de participação dos membros do Conselho Escolar dentro da gestão democrática. Fizeram parte da pesquisa diretores, professores, funcionários, mães e alunos das escolas que não passaram pelo processo de eleição de diretor no ano de 2013 no sertão de Alagoas, sendo utilizado questionário e entrevistas para coleta de dados. Os dados foram analisados problematizando o conceito de participação, com o objetivo de perceber quais as condições de produção em que se deram cada discurso, o que dizem os sujeitos mediante o lugar que ocupam na escola e que ideologia está presente nos discursos desses sujeitos. O artigo está fundamentado no referencial teórico de autores como Paro (2000;2003;2007), Lück (2005; 2009), Orlandi (2006), Florêncio (2009), Melo (2011).

Biografia do Autor

Luciene Amaral da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduação em Pedagogia- UNEAL,  Mestrado em Educação - UFAL.

Inalda Maria dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/CEDU/UFAL.

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Publicado

2018-01-09

Edição

Seção

Dossiê