Reler Gaston Bachelard hoje

Autores

  • Olivier Perru University Lion

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v22i2.3859

Palavras-chave:

Bachelard, Educação, Obstáculo Epistemológico, Experiência.

Resumo

Este artigo leva em consideração três aspectos do pensamento de Bachelard tendo em vista uma educação para o pensamento científico: alguns obstáculos epistemológicos mais frequentemente encontrados no ensino tais como o obstáculo da experiência comum e das falsas generalidades (La formation de l’esprit scientifique, 1938); a maneira pela qual o raciocínio científico diz respeito ao conjunto da abordagem experimental e o esforço de teorização (Le rationalisme appliqué, 1949); a complementaridade entre o método científico e uma obra literária, artística ou filosófica na sua proximidade com a natureza. Nesta última perspectiva, é apropriado apresentar a natureza como um conjunto de realidades a ser abordado sob diversos olhares: científico, artístico, filosófico, poético...

Publicado

2017-08-02

Edição

Seção

Em foco