Reler Gaston Bachelard hoje
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v22i2.3859Palavras-chave:
Bachelard, Educação, Obstáculo Epistemológico, Experiência.Resumo
Este artigo leva em consideração três aspectos do pensamento de Bachelard tendo em vista uma educação para o pensamento científico: alguns obstáculos epistemológicos mais frequentemente encontrados no ensino tais como o obstáculo da experiência comum e das falsas generalidades (La formation de l’esprit scientifique, 1938); a maneira pela qual o raciocínio científico diz respeito ao conjunto da abordagem experimental e o esforço de teorização (Le rationalisme appliqué, 1949); a complementaridade entre o método científico e uma obra literária, artística ou filosófica na sua proximidade com a natureza. Nesta última perspectiva, é apropriado apresentar a natureza como um conjunto de realidades a ser abordado sob diversos olhares: científico, artístico, filosófico, poético...
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.