Socialização do professor formador na licenciatura em Matemática: um contributo a identidade docente
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v23i3.3864Palavras-chave:
Identidade Docente, Processos de Socialização, Licenciatura em Matemática, Professor Formador.Resumo
A identidade profissional constituída pelo indivíduo não se reduz ao ato de trabalhar; revela-se a partir dos processos de socialização. Com base em Dubar, Berger e Luckmann, Carlos Marcelo, entre outros, analisam-se os discursos de professores do Curso de Licenciatura em Matemática, com o objetivo de compreender aspectos da socialização que engendram a identidade desses docentes. Verifica-se que, o rigor matemático, as demonstrações, as listas de exercícios, juntamente com a abordagem tradicional de ensino, são categorias presentes nos processos de socialização dos professores formadores na Licenciatura em Matemática; além disso, infere-se que os processos de socialização estruturam a identidade docente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.