Educación en democracia y em equidad de género en escuelas públicas de Bolivia. Una evaluación participativa1.
DOI:
https://doi.org/10.18316/39Palavras-chave:
Educação, Democrática, Equidade, GêneroResumo
Este artigo apresenta os resultados obtidos na Avaliação do Projeto “Educação democrática e equidade de gênero em escolas públicas das cidades de La Paz, El Alto, Batallas e Pucarani”, na Bolívia. O desenvolvimento deste projeto tem contribuído para a aplicação da Reforma Educativa Boliviana através da transformação do ensino médio por meio da constituição de colégios de demonstração, que trabalham a Transversalidade da Democracia com Equidade de Gênero em seu currículo escolar. O processo de avaliação foi centralizado na valorização da forma como a aplicação tem sido consolidada, identificando os passos que tem sido dados para promover uma gestão democrática e de equidade de gênero nos centros educativos participantes do projeto e o impacto da intervenção nos locais onde o trabalho tem sido realizado, a partir da apropriação de uma abordagem democrática e de equidade de género nas escolas e comunidades educativas. Para realizar a pesquisa de avaliação foi implementada uma metodología participativa aplicada a projetos de cooperação. Com esta metodologia foram envolvidos os principais atores do projeto para que se possam obter reflexões e análises das atividades realizadas no projeto, simultaneamente entre todos e todas, e identificar as “lições aprendidas” com o objetivo de aumentar a otimização do programa no futuro.
PALAVRAS-CHAVE: Educação; democrática; Equidade; gênero; Avaliação participativa.
RESUMEN: En este artículo se presentan los resultados obtenidos em la Evaluación del Proyecto “Educación en democracia y equidad de género en escuelas públicas de La Paz, El Alto, Batallas y Pucarani” em Bolivia. El desarrollo de este Proyecto ha contribuido a la aplicación de La Reforma Educativa boliviana a través de la transformación del nível secundario por medio de la constitución de colegios demostrativos, que trabajan en el currículo educativo: La Transversal de Democracia com Equidad de Género. El proceso evaluativo se ha centrado en valorar de qué manera se ha ido consolidando la aplicación, identificando los pasos que se han dado para impulsar una gestión democrática y de equidad de género en los centros educativos participantes del proyecto y el impacto de la intervención en lãs zonas donde se ha trabajado, a partir de la apropiación del enfoque de democracia y equidad de género en lãs escuelas, y las comunidades educativas. Para la investigación evaluativa se há implementado una metodologia participativa aplicada a proyectos de cooperación. Con esta metodología se ha implicado a los principales actores del proyecto a fin de que se puedan obtener reflexiones y análisis sobre lãs actividades realizadas dentro Del proyecto, y a la vez, entre todos y todas, identificar las “lecciones aprendidas” de cara a potenciar la optimización Del programa en el futuro.
PALABRAS CLAVE: Educación; Democracia; Equidad; Evaluación participativa.Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.