Dança e desenvolvimento da memória de crianças com Síndrome de Down.

Autores

  • Ariana Aparecida Nascimento FCT UNESP PRESIDENTE PRUDENTE
  • Irineu A. Tuim Viotto Filho FCT UNESP PRESIDENTE PRUDENTE
  • Tatiane da Silva Pires Félix FCT UNESP PRESIDENTE PRUDENTE

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v22i3.3962

Palavras-chave:

Dança, Síndrome de Down, Teoria Histórico-cultural.

Resumo

Neste artigo abordamos uma pesquisa-intervenção realizada com crianças com e sem Síndrome de Down por meio de atividades ludo-pedagógicas de dança em 20 encontros semanais, com duração de 60 minutos. Os dados dos encontros de intervenção foram coletados a partir de observações sistemáticas e filmagens das atividades, sendo que a descrição e análise dos dados se efetivaram a partir dos pressupostos da teoria histórico-cultural, dando enfoque às atividades educativas planejadas para ensinar os sujeitos a utilizarem objetos materiais como auxiliares no processo de memorização. Justificamos, portanto, a importância do deste trabalho, pois o mesmo evidencia a construção de metodologias de ensino diferenciadas, a partir da utilização de objetos culturais (materiais e simbólicos), na intenção de contribuir, a partir da atividade da dança, com as possibilidades de transformação da educação escolar, sobretudo para os sujeitos com deficiência intelectual e, dessa forma possibilitar avanços na educação escolar numa direção inclusiva.

Biografia do Autor

Ariana Aparecida Nascimento, FCT UNESP PRESIDENTE PRUDENTE

Graduada em Educação Física, Mestra em Educação e Doutoranda em Educação. Desenvolve pesquisas sobre linguagem da dança e desenvolvimento do pensamento conceitual em crianças.

Irineu A. Tuim Viotto Filho, FCT UNESP PRESIDENTE PRUDENTE

Pós Doutor em Psicologia do desenvolvimento, Doutor em Psicologia da Educação, Graduado em Ed. Física e Psicologia. Professor do departamento de Educação Fìsica da FCT-UNESP. Desenvolve pesquisas relacionas ao processo de ensino-aprendizagem a partir da Teoria Histórico-Cultural.

Tatiane da Silva Pires Félix, FCT UNESP PRESIDENTE PRUDENTE

Graduada em Educação Física, Mestra em Educação e Doutoranda em Educação. Desenvolve pesquisas sobre linguagem da dança e desenvolvimento do pensamento conceitual em crianças.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Edição

Seção

Experiências