Diferentes possibilidades de análise de um caderno escolar
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v23i1.3983Palavras-chave:
História da Educação, Caderno Escolar, Educação Matemática.Resumo
O presente artigo, conduzido na perspectiva da História Cultural, tem como objetivo discutir diferentes possibilidades de análise diante de uma mesma fonte histórica. Considerando os cadernos escolares como importantes produtos da cultura escolar que revelam os vestígios das práticas escolares, foram selecionados dos anais do “XV Seminário Temático – Cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990” três artigos que utilizaram como fonte de pesquisa o mesmo caderno escolar. Trata-se do caderno do ex-aluno Juvenal Rosa Nunes denominado “diário escolar”, produzido no ano de 1954 quando frequentava o 4º ano do ensino primário no Grupo Escolar Ramiz Galvão, localizado em Rio Pardo, no Estado do Rio Grande do Sul. Os autores dos artigos em suas análises selecionaram o conteúdo de divisibilidade e os problemas aritméticos. Confrontaram o referido caderno com diferentes documentos, como legislações educacionais, periódicos e manuais pedagógicos do período. As análises do caderno revelam não apenas aspectos relativos ao aluno, mas também vestígios sobre o que a professora privilegiava ao ensinar, o método, as atividades, suas táticas, bem como vestígios do contexto social e econômico no qual foi produzido. O artigo revela que, mesmo os autores partindo do mesmo lugar, que é o campo interdisciplinar da História da Educação Matemática, as pesquisas consideraram diferentes perspectivas e revelaram vestígios que se complementaram, compondo um todo inteligível. Isso reafirma a importância do caderno escolar enquanto fonte de pesquisa para a História da Educação e permite afirmar que outros pesquisadores, ocupando lugares distintos, podem explorar o mesmo caderno escolar e desvendar muitos outros vestígios das práticas escolares deste contexto histórico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.