Diferentes possibilidades de análise de um caderno escolar

Autores

  • Lidiane Gomes dos Santos Felisberto Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Pontifícia Universidade Católica do Paraná http://orcid.org/0000-0003-3759-0377

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i1.3983

Palavras-chave:

História da Educação, Caderno Escolar, Educação Matemática.

Resumo

O presente artigo, conduzido na perspectiva da História Cultural, tem como objetivo discutir diferentes possibilidades de análise diante de uma mesma fonte histórica. Considerando os cadernos escolares como importantes produtos da cultura escolar que revelam os vestígios das práticas escolares, foram selecionados dos anais do “XV Seminário Temático – Cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990” três artigos que utilizaram como fonte de pesquisa o mesmo caderno escolar. Trata-se do caderno do ex-aluno Juvenal Rosa Nunes denominado “diário escolar”, produzido no ano de 1954 quando frequentava o 4º ano do ensino primário no Grupo Escolar Ramiz Galvão, localizado em Rio Pardo, no Estado do Rio Grande do Sul. Os autores dos artigos em suas análises selecionaram o conteúdo de divisibilidade e os problemas aritméticos. Confrontaram o referido caderno com diferentes documentos, como legislações educacionais, periódicos e manuais pedagógicos do período. As análises do caderno revelam não apenas aspectos relativos ao aluno, mas também vestígios sobre o que a professora privilegiava ao ensinar, o método, as atividades, suas táticas, bem como vestígios do contexto social e econômico no qual foi produzido. O artigo revela que, mesmo os autores partindo do mesmo lugar, que é o campo interdisciplinar da História da Educação Matemática, as pesquisas consideraram diferentes perspectivas e revelaram vestígios que se complementaram, compondo um todo inteligível. Isso reafirma a importância do caderno escolar enquanto fonte de pesquisa para a História da Educação e permite afirmar que outros pesquisadores, ocupando lugares distintos, podem explorar o mesmo caderno escolar e desvendar muitos outros vestígios das práticas escolares deste contexto histórico.

Biografia do Autor

Lidiane Gomes dos Santos Felisberto, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutoranda em Educação. Mestre em Educação pela PUC/PR. Graduação em Pedagogia. Pedagoga da Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Licenciada em Pedagogia, bacharel em Direito.

Mestre em Gestão de Instituições de Educação Superior, Mestre em Educação, Doutora em Educação.

Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Editora da Revista Diálogo Educacional, da PUCPR

Downloads

Publicado

2018-03-14

Edição

Seção

Artigos