Dimensões socializadoras do currículo na perspectiva de uma Pedagogia Social: algumas aproximações
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v23i3.4121Palavras-chave:
Currículo, Pedagogia Social, Formação Humana.Resumo
Trata-se de um ensaio teórico que se centra na abordagem do potencial atribuído ao referencial da Pedagogia Social como contribuição ao debate sobre formação humana através dos currículos escolares. Considera-se a matriz conceitual da Pedagogia Social como corpo de saberes e práticas socioeducativas orientadas ao desenvolvimento da sociabilidade dos sujeitos diante de demandas e possibilidades dos contextos comunitários em que estão inseridos. Os processos curriculares inspirados por esse referencial deverão levar em conta a finalidade política da escola como elemento chave para a socialização cultural que dá sentido à estruturação e prática de currículos voltados à formação para a cidadania, ao contrário do que se propõe no marco gerencialista da programação curricular que encerra formas esquemáticas e simplistas de conteúdos instrumentais ou normatizadores.
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