Dimensões socializadoras do currículo na perspectiva de uma Pedagogia Social: algumas aproximações

Autores/as

  • José Leonardo Rolim de Lima Severo Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i3.4121

Palabras clave:

Currículo, Pedagogia Social, Formação Humana.

Resumen

Trata-se de um ensaio teórico que se centra na abordagem do potencial atribuído ao referencial da Pedagogia Social como contribuição ao debate sobre formação humana através dos currículos escolares. Considera-se a matriz conceitual da Pedagogia Social como corpo de saberes e práticas socioeducativas orientadas ao desenvolvimento da sociabilidade dos sujeitos diante de demandas e possibilidades dos contextos comunitários em que estão inseridos. Os processos curriculares inspirados por esse referencial deverão levar em conta a finalidade política da escola como elemento chave para a socialização cultural que dá sentido à estruturação e prática de currículos voltados à formação para a cidadania, ao contrário do que se propõe no marco gerencialista da programação curricular que encerra formas esquemáticas e simplistas de conteúdos instrumentais ou normatizadores.

Biografía del autor/a

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação. Professor Adjunto do Departamento de Habilitações Pedagógicas no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade.

Publicado

2019-01-02

Número

Sección

Em foco