Dimensões socializadoras do currículo na perspectiva de uma Pedagogia Social: algumas aproximações
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v23i3.4121Palabras clave:
Currículo, Pedagogia Social, Formação Humana.Resumen
Trata-se de um ensaio teórico que se centra na abordagem do potencial atribuído ao referencial da Pedagogia Social como contribuição ao debate sobre formação humana através dos currículos escolares. Considera-se a matriz conceitual da Pedagogia Social como corpo de saberes e práticas socioeducativas orientadas ao desenvolvimento da sociabilidade dos sujeitos diante de demandas e possibilidades dos contextos comunitários em que estão inseridos. Os processos curriculares inspirados por esse referencial deverão levar em conta a finalidade política da escola como elemento chave para a socialização cultural que dá sentido à estruturação e prática de currículos voltados à formação para a cidadania, ao contrário do que se propõe no marco gerencialista da programação curricular que encerra formas esquemáticas e simplistas de conteúdos instrumentais ou normatizadores.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.